quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 33

(v.7) e o intercessor cujas orações Ele responde (v. 17).

COMENTÁRIOS

20.1 Ninguém se refere a parte meridional da Palestina (a palavra quer dizer: terrado sul”), que e deserta em sua maior parte. Ainda hoje é chamada Negueb ou Negev. Gerar ficava a cerca de 10Km ao sul de Gaza, na fronteira da Filístia.

20: 2 Como em Gn 12.12., Abraão consente em proferir uma meia verdade para proteger sua vida e prosperidade. O relato bíblico do deslizes de tão extraordinária personalidade como era Abraão, é indício seguro da inspiração divina. Seria despropositado admitir-se que um judeu incluísse o registro dos pecados do grande pai da pátria, se tivesse por objetivo o escrever a história.

20: 6 Esta é uma nota muito instrutiva a respeito do pecado que é, precipuamente, contra Deus e secundariamente contra a pessoa envolvida Esta verdade foi de muito auxílio a José na hora da tentação (39.9). É, também, o fato decisivo entrevisto na confissão feita por Davi depois de cometer adultério e assassinato (2 Sm 12.13).

20: 7 O termoprofeta” aparece aqui, usado pela primeira vez na Bíblia. Sua significação é “porta-voz de Deus”, denotando a relação especial mantida entre Abraão e Deus que lhe revelava sua vontade e sua mensagem de modo direto.

20: 8 Por vezes, quando um filho de Deus se obstina em pecar, Deus o leva a uma condição de opróbrio mediante a revelação pública de seus erros. Que vergonha aquela, para Abraão, verificar que Abimeleque se demonstrava maisTemente a Deus” do que ele!

20: 11-13 A confissão de Abraão do seu pecado revela vários aspectos perenes na falibilidade humana, com respeito aos fatos (11), valores (12, note a casuística) e motivos (13 note a covardia). A falta de absoluta sinceridade e motivos (13, note a covardia). A falta de absoluta sinceridade se mostra no esforço por parte de Abraão de culpar, literalmente, “os deuses (ou Deus) que me causaram andar errante...” (13). Até parece um homem do mundo falando com outro.

20: 16 Perante todos estás justificada. Trata-se de uma vindicação de Sara, tirando-lhe a culpa e encerrando o caso diante de homens e deuses.

20:17 Orando Abraão. Ainda que Abraão, por falta de na providência de Deus e na sua proteção, tenha transgredido, ele é restaurado a comunhão. Quando ele ora, Deus responde. Assim também acontece com todo crente verdadeiro que confessa seu pecado e volta-se para a comunhão com Deus (cf 1 Jo 1.9-22).


Texto áureo: Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está (Gênesis 21: 15-17).

Leia Gênesis 21: 1-21.

A promessa de Deus é cumprida. “No tempo determinado” nasce Isaque. Ele é

33

Nenhum comentário: