quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNEIS PAG. 42

C B MOODY : vv 34-38- Eliezer contou com alguns detalhes a surpreendente resposta que recebeu a sua oração quando pediu orientação e certeza. O homem de Deus sabia que o Senhor o orientara e que Rabeca era a escolhida de Deus para o seu jovem senhor.

Texto áureo: Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu. O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher
(Gênesis 24; 64-47).

Leia Gênesis 24: 50-67

Os termos com que o servo de Abraão descreveu seu senhor e as riquezas da quais ele trouxe amostras, tocaram o coração de Rebeca. Ela está decidida; ela irá (v.58).
Você que tem ouvido muito a respeito do Senhor, que tem tido a oportunidade de desfrutar dos tesouros de Sua graça já na casa de seus pais: você já decidiu por Ele em seu coração? Hoje lhe está sendo feita a proposta: Você irá? Não é para daqui alguns dias ou mesmo para amanhã que o Espírito de Deus está instando com você a dar este passo: é para hoje!
Agora começa para Rebeca uma longa viagem de travessia pelo deserto. Mediante a palavra do servo ela deixou tudo, e ele agora irá conduzi-la. É assim que a Igreja, a noiva de Cristo, segue seu caminho por este mundo, que para ela é um deserto com sofrimentos e fadiga. Entrementes o Espírito Santo ocupa seu coração com o Amado que ela ainda não viu, mas que está vindo ao seu encontro.
Que momento especial será este para Sua santa Igreja, quando o Senhor a introduzir nos lugares celestiais! Que momento será este para Ele também! Rebeca veio ser a mulher de Isaque e ele a amou daquele momento em diante. Mas Cristo já ama a Sua Igreja. E o Seu coração, muito mais que o nosso, está esperando por esse momento, para que obtenha eterna satisfação.

COMENTÁRIOS

24.50 Labão e Betuel reconheceram a mão do Senhor Jeová, que tinha chamado a Abraão, seu parente, com quem estabelecera uma aliança, na orientação providencial ministrada àquele servo de Abraão. Este reconhecimento do Senhor como Deus vivo a razão primordial por que Abraão se fizera tão insistente em que Isaque não se casasse com uma mulher idólatra de entre os cananeus.
24.52 Os presentes oferecidos à mãe e ao irmão (parece que Betuel já era muito velho ou estava enfermo; portanto, Labão estava no seu lugar como responsável por Rebeca, o que estava compreendido em seus direitos de primogênito que era), eram conhecidos como o Mohar, isto é, espécie de compensação à família pela perda da moça.
NCB – 24.54 Lançou-se do camelo. Tratava-se de um sinal costumeiro de respeito e era
42

Nenhum comentário: