de Abraão, mas parece que as riquezas deste mundo lhe eram de maior valor do que os “país celestial”, aquele cujo artífice e construtor é Deus (Hb 11.16).
19.8 As leis da hospitalidade exigiam que os hospedes estivessem a salvos enquanto permanecessem sob o teto de Ló. Os mesmos costumes vigoram ainda no Oriente Médio. Embora o estar assentado à porta da cidade (cf v.1) denote a importância em que era tido, pois que a porta era como o “Paço da Cidade” onde os negócios oficiais eram levados a efeito, onde se preparavam os documentos, celebravam-se casamentos e a justiça se pronunciava (cf Rt 4. 1-2). O fato é que tudo indica que Ló não impunha suficiente respeito, no sentido de dissuadir os sodomitas a propósito da pecaminosidade que revelavam.
19:10 Tais homens eram, na verdade, anjos que, pela aparência, não se distinguiam, prontamente, dos homens.
19:14 Um dos resultados da negligência de Ló verifica-se nos noivos inconvenientes de suas filhas. A dureza de coração dos genros de Ló está bem clara no fato de não terem feito nenhum caso das exortações que lhes fizera. Transparece aqui a probabilidade de que Ló tivesse vivido por muito tempo como qualquer deles, de modo que sua mensagem lhes era inútil.
Texto áureo: Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará (Lucas 17: 32-33).
Leia Gênesis 19: 15-29.
O livramento de Ló é a resposta à oração de Abraão no capítulo anterior. Abraão tinha crido que, para salvar seu sobrinho, era necessário que Sodoma fosse poupada da destruição. Mas Deus nem sempre responde do modo que nós pensamos que faria. Porém Ele responde.
Infelizmente o coração de Ló está preso a todas as coisas que agora deve deixar para traz; ele hesita em partir. Os anjos se vêem obrigados a tirar Ló, sua mulher e suas filhas à força da cidade. Queridos redimidos do Senhor, permitam-nos fazer-lhes uma pergunta: se tivéssemos todos de partir hoje para o céu, você partiria com alegria? Ou será que nós, como Ló, sentiríamos tristeza por deixar aqui na terra tantas coisas às quais o nosso coração está preso?
Sodoma e Gomorra são reduzidas a cinzas. Que solene advertência daquilo que espera o ímpio! (2 Pedro 2:6; Judas 7). Quanto à mulher de Ló, ela permanece como um monumento a Palavra de Deus, advertindo-nos do preço a pagar caso nos associemos a este mundo condenado. Quanto ao aspecto exterior, esta mulher tinha por longo tempo compartilhado da vida do povo de Deus. Mas não fazia parte dele. O mundo estava em seu coração e ela pereceu com ele. Consideremos, pois a mulher de Ló! (Lucas 17: 32).
COMENTÁRIOS
19: 16 Dignos de nota é a asseveração de que Ló e família foram salvos por efeito exclusivo da misericórdia do Senhor. A salvação eterna tem sua base no mesmo princípio (Ef 2:8-9). Ló reconhece ter encontrado graça diante do Senhor (19).
31
Nenhum comentário:
Postar um comentário