quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 24

quanto, para o segundo, sua atitude é de dependência (cf Hb 7:4-10); 2) Diante do rei de Sodoma, um comportamento de igual para igual, diante de Melquisedeque, a admissão de inferioridade; 3) Para com o rei de Sodoma, dignidade; para com o rei de Salém, humildade. Tal intuição, Abraão poderia ter adquirido tão somente pela que é capaz de reconhecer a superioridade espiritual de alguém, vislumbrar perigos iminentes e é capaz de oferecer resistência tenaz e pressão terríveis, tanto mostrar-se tranqüilo em face a uma provação especial.

O SALVAMENTO DE LÓ ( 14:13-16)...Criados (14) Esses armados tinham em vista proteger os rebanhos das tribos de assaltantes, e a existência de 318 deles mostra que Abraão foi um poderoso chefe. Os próprios guerreiros de Abraão foram reforçados por grupos dos amorreus, chefiados por Aner, Escol e Manre (24). Não estando sobrecarregados com o saque, como estavam as tropas de Quedorleomer, Abraão e seus aliados alcançaram os exércitos vitoriosos em Dã. Atirando-se contra eles de noite, lançou em confusão as forças numericamente superiores e as perseguiu até bem perto de Damasco. Libertou Ló e sua família, bem como recuperou todo o despojo que fora capturado. Até Dã (14). Esse lugar era chamado de Laís ( Jui. 18:29) no tempo de Moisés, mas é aqui referido pelo nome posterior.

6. MELQUISEDEQUE ABENÇOA A ABRAÃO ( 14:17-10). Retornando vitorioso Abraão recebe visitas de dois reis. O primeiro foi o rei de Sodoma, que veio para expressar sua gratidão; e o segundo foi Melquisedeque, rei de Salém, que veio abençoá-lo. NCB

Texto áureo: Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates (Gênesis 15:18).

Leia Gênesis 15:1-21.

Abraão nada perde ao recusar a oferta do rei de Sodoma. Pelo contrário! O Senhor lhe aparece e diz: “Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. O Senhor não diz o que quer lhe dar, mas o que quer ser para ele. Possuir o Doador é muito mais que possuir Suas dádivas. A de Abraão se apodera da promessa de uma descendência celestial que Deus lhe faz. Ele dá “gloria a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera” (Romanos 4:20-21). Dar crédito a Deus ( e não apenas crer em Deus) é suficiente para ser justificado – este versículo 6 é fundamental, tanto é que é citado três vezes no Novo Testamento ( Romanos 4:3; Gálatas 3:6 e Tiago 2:23).

Agora que o Senhor se comprometeu desta forma, a aliança precisa ser selada por meio de sacrifício (vv. 9-10). A morte de Cristo é o único meio pelo qual Deus pode realizar o que Ele havia prometido. As aves de rapina tentam roubar as partes dos animais sacrificados, o que ilustra os esforços de Satanás para nos roubar alguns dos benefícios resultantes da morte de Cristo. Então, como Abraão, a nossa deve entrar em atividade para enxotá-lo.

O final do capítulo nos mostra que o homem de Deus agora alcançou uma visão muito mais ampla da herança prometida. É o que sempre acontece depois que a posta à prova.

24

Nenhum comentário: