quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDDO NOLIVROM DE GÊNESIS PAG. 67

37. 27 Os Ismaelitas e os Medianitas (36) eram descendentes de Abraão. A aparência de ambas as tribos e suas características eram tão comuns que uma dada caravana poderia receber tanto um nome como outro.
37. 28 Os vinte siclos de prata corresponderiam a cerca do salário que então se pagava por dois anos e meio de trabalho. Compare a avaliação de um jovem em Lv. 27.5. Este preço era normal para um escravo, na primeira metade do segundo milênio a.C.
* N.Hom. 37. 35 Deus pode fazer que até mesmo a ira humana o glorifique (Sl 76.10). 1) O pecado humano, a raiz da maldade aqui descrita era a inveja (At 7. 9), (cf a atitude dos líderes religiosos para com Jesus (Mt 27.18). Toda a ira dos irmãos de José, toda sua malícia, crueldade, rudeza e dolo que cometeram, provieram da inveja. E é assim mesmo que tem acontecido através dos tempos (cf Rm 1.29, 1Tm 6.4, Gl 5.21); 2) a graça Divina – a soberania de Deus determinando que do mal proviesse algum bem. O plano de matá-lo foi abandonado em face da deliberação que tomaram de vendê-lo como escravo e isto fez que ele fosse levado ao Egito, onde se cumpriria o propósito de Deus no sentido de salvar os descendentes de Jacó e constituí-los em povo particularmente seu.
Leia Gênesis 38: 1-30 .

NCB - Judá e Tamar
Trata-se de um interlúdio na história principal. Serve a dois propósitos históricos: primeiro, mostrar a origem das três famílias da tribo de Judá (Números 26:20); e segundo, estabelecer a santidade da lei levirato (Deut. 25: 5-10). Sua (2). Esse é o nome do pai da jovem (ver versículo 12). Observe-se a entrada desse sangue estrangeiro na linha de Judá, e, portanto, de nosso Senhor, desde bem cedo em sua história. Suscita semente a teu irmão (8). É claro, por este incidente, que a “lei do levirato”, conforme ela é chamada, era consideravelmente anterior ao tempo de Moisés. Ver Deut. 25:5 nota. Porquanto disse (11). Isso foi o que Judá disse a si mesmo. Assentou-se à estrada das duas fontes (14). Tamar suspeitou que Judá, seu sogro, não estava sendo fiel à sua palavra. Por conseguinte, ela tomou a questão nas mãos e, por meio desse artifício, compeliu o próprio Judá a realizar a devido levirato. Prostituta (15). Por razões óbvias Tamar tinha coberto com véu. As meretrizes comuns não punham véu, e, adotando aquele disfarce, ela ficou parecida com uma prostituta religiosa. Tome-o ela (23). Uma maneira um tanto brusca de dizer: “Ela pode vir buscar”. Que seja queimada (24) Legalmente Tamar pertencia A Selá, mas Judá não tinha cumprido o arranjo (14) Na qualidade de esposa legal de Selá, Judá considerou que ela cometera adultério. Perez (29). Zera escorçou-se para ser o primogênito, mas Perez “rompeu” e foi chamado “rotura”. É importante observar que a linha davídica passa por Perez.

Texto áureo: Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos
(Salmo 119:153).

Leia Gênesis 39: 1-16

O capítulo 38 é inserido na história de José como para nos mostrar, pelo exem –
67

Nenhum comentário: