quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 40

Texto áureo: Então, se inclinou o homem e adorou ao Senhor. E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou à casa dos parentes de meu senhor . (Gênesis 24: 26-27).

Leia Gênesis 24. 15-31

O servo de Abraão nem havia terminado de orar quando a resposta apareceu em sua frenteRebeca carregando um cântaro ao ombro. Encontramos em Isaias uma promessa que corresponde a isto: “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaias 65:24).

Se o sevo nos ensina dependência, Rebeca é, no que lhe diz respeito, um modelo de devoção e vivacidade. Ela faz mais do que lhe é pedido, tira água para os camelos, o que faz rapidamente, isto é, “prontamente” e “apressando-se” (vv. 18 e 20). São duas características que podemos observar aqui e imitar em nossos afazeres diários no lar. Tirar água, isto é, proporcionar refrigério a outros. Existem milhares de meios de comunicar bênçãos, as quais nós mesmos temos extraído da Palavra de Deus, essas pessoas com quem temos entrado em contato. E do mesmo modo com que o servo observava Rebeca, lembremos que existe Alguém que presta total atenção a tudo o que fazem,os. Do modo como esta jovem levava a cabo esta simples tarefa, o servo discerniu que ela seria, para Isaque, uma mulher devotada, trabalhadora e virtuosa, como aquela descrita no capitulo 31 de Provérbios.

COMENTÁRIOS

NCB – A oração de Eliezer e sua maneira de desincumbir-se da tarefa mostram que ele estava consciente de uma grande responsabilidade espiritual. Não teria sido difícil para Eliezer perguntar diretamente ao primeiro homem com quem se encontrasse, onde moravam os parentes de Abraão. Mas parece que ele sentiu que a escolha deveria ser feita por Deus, e assim propôs o sinal a Deus. Tirarei também água para os teus camelos (19). Tratava-se de uma generosidade excepcional, mas, para Eliezer “vinha do Senhor”. Imediatamente Eliezer começou a perceber que estava próximo do objetivo de sua viagem. A linguagem do versículo 21 mostra que ele suspeitava que perante ele estava justamente aquela que deveria ser a esposa de Isaque; e a resposta à sua pergunta, dada no versículo 24, lhe deu a prova convincente.

24.21 O servo era homem de em Deus, leal a seu dono e dotado de suficiente paciência para obter a conclusão de que Rebeca seria, com efeito, a eleita de Deus para tornar-se esposa de Isaque e mãe da semente prometida.

24.22 O peso do siclo, nas época, era de doze gramas. O pendente era um anel que se pendurava no nariz (47). Tais dádivas deveriam se reconhecidas pela jovem como presente de noivado.

* N. Hom. 24.27 “Estando no caminho, o Senhor me guiou”: 1) Estar no caminho ordenado pelo Senhor, o caminho do dever e da boa consciência, é coisa para obter a orientação, divina. Ele nos conduz passo a passo; 2) Podemos estar certos de sua orientação, tão-somente quando tivermos correspondido aos princípios de sua palavra e, mediante a 40

Nenhum comentário: