quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 44

Não se envergonha de ser chamado seu Deus. Ele próprio Se chama o “Deus de Abraão”. Ele também poderia ser chamado de seu Deus?

COMENTÁRIOS

25.1 Embora seja admitido, geralmente, que o casamento referido no texto se tenha verificado após a morte de Sara, isto não é provável. A palavra “concubina” (v 6 e 1 Cr 1.32) bem poderia indicar que Quetura fora contemporânea; entretanto. Quanto a isto, nada dizer ao certo.
25.10 Ver nota sobre capítulo 23: 4.
25.11 A benção sobre Isaque é seqüência daquela recebida por Abraão (12.1-3 e 17.19). Como no caso de Abraão, Isaque teve sua fé provada no fato de esperar vinte anos por um filho (v. 26).
25.18 Havilá fica, provavelmente, perto do “Sinai”, ao noroeste da Arábia. Sur era um povoado fortificado, mantido pelo Egito com a finalidade de antepor uma barreira contra os nômades orientais.Toda a área fica, portanto, compreendida pelaArábia setentrional.
NCB – A família de Abraão (25:1-18). 1) OUTROS DESCENTENTES DE Abraão (25:1-4). Quetura (1). O melhor ponto de vista sobre esse casamento é o que o considera como o tendo todo lugar depois do falecimento de Sara. O fato de Abraão, cujo organismo podia ser considerado como “morto” quanto a idade ele tinha 100 anos de idade (17:17; Rom. 4:19), agora seis filhos de Quetura, deve ser explicado como devido à nova força genertiva que lhe foi dada com o dom de Isaque. Mídiã (2). Observe-se a origem dos midianitas, de Abraão (cf. 37:28; Êx. 2:15);
2. MORTE E SEPULTAMENTO DE ABRAÃO (25: 5-11). A Isaque (5). Esta é mais uma indicação que a linha de Isaque deveria ser considerada como a verdadeira família de Abraão. A doação de “presentes” (6) aos filhos das concubinas foi acompanhada por uma significativa despedida, que os mandou embora. Cento e setenta e cinco anos (7). Observe-se a tríplice maneira (8) de referir-se à plenitude de vida que o patriarca atingiu.Estas porém são as gerações (12). Se esse toledoth for um título, então provavelmente deve ser aceito juntamente com o do versículo 19, sendo que esses dois marcam juntamente o fim de uma série de tabletes ou registros conservado a respeito de seu pai, por Ismael e Isaque, respectivamente.
A significação dessas ocorrências de toledoth, entretanto, ainda é uma questão aberta.
3. OS FILHOS DE ISMAEL (25: 12-18). Nota-se como o livro dispõe primeiramente da linha colateral de Ismael.

Texto áureo: Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura (Gênesis 25:34).

Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12:16).
44

Nenhum comentário: