quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 66

37. 9 A significação do segundo sonho era sua preeminência sobre toda a casa de Israel. A repetição visava a estabelecer a certeza quanto ao cumprimento do sonho (cf 41.32).
37. 14 De Hebrom e Siquém a distância seria pouco mais que 100km. A solicitude de Jacó por saber como estariam os filhos, certamente se relacionava com o que havia acontecido em Siquém (cf 34.25-30). A mesma razão teria determinado a retirada dos jovens pastores para Dota.
37. 17 Dotã ficava na planície que separa as colinas de Samaria da Serra de Carmelo, cerca de 30 Km. Ao norte de Siquém.

Texto áureo: O Senhor, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado (Zacarias 11.13).

Leia Gênesis 37:18-36

O longo caminho percorrido por José em busca de seus irmãos é uma figura do caminho tomado pelo Filho de Deus para buscar e salvar aqueles que estavam perdidos. Este foi, primeiramente, o caminho em que Ele aniquilou a Si mesmo: Ele, sendo Deus, se fez homem. Depois foi também o caminho em que Ele Humilhou a Si mesmo até a morte, sim “e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8).
Depois aconteceu o crime cujos detalhes todos nos falam da cruz de Cristo; eles conspiraram para matar aquele que tinha vindo servi-los (Salmo 109:5; Jeremias 111:19 e João 11: 53). “Acorrem em tropel contra a vida do justo e condenam o sangue inocente” (Salmo 94:21).Eles tiraram dele a túnica (Salmo 22:18) e o lançaram em uma cova, figura da morte. Todos estes sofrimentos aconteceram em sua plena realidade ao nosso Salvador.
Finalmente eles vendem José como escravo a estrangeiros por “vinte ciclos de prata”. Aquele que era maior que José foi vendido por tinta moedas de prata, um “magnífico preço” na avaliação deles (Zacarias 11: 13) e depois entregue a Pilatos pelos judeus. Quão grande não deve ter sido a angústia de José! E quanto maior angustia sofreu Aquele de quem José é apenas um fraco reflexo, quando passou por todos esses sofrimentos e pela própria morte por amor a você e a mim.

COMENTÁRIOS

37.20 A mentira teria, forçosamente, de seguir-se ao assassínio planejado. É extremamente raro conseguir-se que um pecado ocorra isoladamente, relativamente a outro pecado.
37.22 Rúbem, filho mais velho, sentia-se responsável pelo que pudesse acontecer aos mais jovens. Nas cercanias de Gezer e outros lugares se tem deparado cisternas com esqueletos que indicam terem sido elas usadas com a finalidade de dar caba a certas vítimas.
37.25 Dotã estava situada ao longo da estrada comercial que percorre a costa ocidental da Palestina desde Gileade (a leste do Jordão) até o Egito.

66

Nenhum comentário: