19.22 A significação da palavra Zoar é “pequeno”.
19.24 Alguns admitem, em face de estudos feitos em áreas circunjacentes ao Mar Morto, que teria ocorrido uma erupção vulcânica, a qual lançara enxofre, sais minerais e gazes incandescentes, erupção essa acompanhada por terremoto, de modo a destruir completamente aquelas corruptas cidades de Sodoma e Gomorra. Em alguns milagres Deus usa de meios naturais para mostrar seu controle sobre toda a natureza, a todo instante.
19: 26 A situação da mulher de Ló indica a dureza de coração, conseqüente da incredulidade (17). A frase “olhou para trás” em hebraico significa literalmente “demorou-se”, denotando serem os desejos relativos à luxúria perdida bem mais forte do que o interesse que a salvação gratuitamente oferecida pelo Senhor lhe podia despertar. A mulher de Ló é tomada pelo Senhor Jesus como exemplo para advertir-nos quanto à época da sua volta (ver Lucas 17: 28-33).
* N. Hom. 19.28 Lições de extrema gravidade podemos derivar de Sodoma: 1) Observe-se o extremo a que a depravação humana chega – Sodoma revela-nos o que significa, na prática, Rm 1.18-31; 2) Tenha-se em mente a certeza do juízo divino (Rm 2:4-6); leve-se na devida conta a maravilha da misericórdia pela qual Deus exercia sua graça, sendo longânimo, esperando, insistindo, exortando, ameaçando e adiando a destruição determinada, de modo que Ló pudesse chegar a salvar-se .
19: 29 É importante observar que a salvação de Ló foi devida à intercessão de Abraão. O capítulo 14 nos fala de Abraão recuperando-o por meio de espada: o capítulo 18, mediante a intercessão.
Texto áureo: Deus, porem, veio a Abimeleque em sonhos...Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu... E, orando Abraão, sarou Deus a Abimeleque (Gênesis 20: 3,7 e 17).
Leia Gênesis 20:1-18.
Abraão agora nega sua mulher pela segunda vez e merece a censura do mundo (veja capítulo 16). Por vezes é necessário que Deus repita Suas lições, até que o mal seja julgado na sua origem e confessado. Tratava-se aqui de uma meia-verdade (vv 12-13). É ao mesmo tempo grave e instrutivo observarmos um homem privilegiado, que desfruta de tão intima comunhão com Deus, perder a consciência de seu relacionamento e fracassar no testemunho. Ouçamos as tristes palavras que Abrão diz a Abimeleque: “Deus me fez andar errante da casa de meu pai” (. 13). Que linguagem pobre para um crente! Seria isto tudo o que ele tinha a dizer sobre o chamado que recebeu do “Deus da glória” para seguir à cidade celestial? Infelizmente muitas vezes nos assemelhamos a ele! Quando um cristão convive freqüentemente com pessoas mundanas, passa a falar como elas. Mas mesmo durante o período em que Deus está aplicando uma lição importante a Seu povo, Ele continua a zelar ternamente por ele. “A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos” (Salmo 105:14-15). O Senhor vela pela dignidade de Abraão, Seu representante, o profeta que fala em Seu nome
32
Nenhum comentário:
Postar um comentário