quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG.59

Texto áureo: Não se chamará mais teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste
(Gênesis 32: 28).

Leia Gênesis 32: 22-32.

A história de Jacó registra uma segunda noite memorável. A luta de Jacó com o anjo é como um resumo de toda a sua vida passada. Ele sempre buscou as bênçãos mediante seus próprios esforços; opondo-se, desta forma, a Deus. Agora ele precisa constatar que a força do homem não pode triunfar nem prevalecer. Basta um simples toque de Deus (v.25) e sua força é completamente destruída. Jacó agora é forçado a deixar de confiar em si mesmo. Ele está apresentando a verdade fundamental da vida cristã: “quando estou fraco, então, sou forte” (2 Coríntios 12:10). E é nesse momento que ele triunfa ao declarar pela fé: “Não te deixarei ir, se me não abençoares” (v.26; Oséias 12:40). Esta vitória da oração! Jacó obtém a bênção na forma deste novo nome: Israel, o qual é tão importante nos conselhos de Deus, na Escritura e na história. Este nome nos fala de Cristo, o Vitorioso, o Príncipe e verdadeiro Israel de Deus.
Prezados cristãos, Deus quer nos tornar vitoriosos. Se Ele nos detém num caminho seguindo nossa própria vontade e remove a nossa força carnal, é com a finalidade de nos conceder Seu poder.
Jacó sempre deveria lembrar-se de Peniel. Sua bengala continuamente o recordaria disto. A juntura de sua coxa fora deslocada, mas sua alma fora libertada (Romanos 7: 24-25).
COMENTÁRIOS

32.22 O ribeiro de Jaboque ainda permanece como linha divisória na cidade de montanhas de Gileade. Despeja suas águas no Jordão ( no lado oriente) a 70km ao sul do mar da Galiléia e a cerca de 38km ao norte do mar Morto.
32. 24 Pode ser que tal homem tivesse dado a Jacó certa impressão de que se tratasse de espia vindo da parte de Esaú. Entretanto, no decorrer da luta ali travada, Jacó veio a compreender que aquele homem não era simples mortal, pois se tratava de um emissário da parte de Deus.
32. 25 O anjo poderia facilmente prevalecer sobre Jacó na pugna física travada. Transparece o fato de que o Senhor desejava que Jacó se lhe rendesse de modo voluntário, corporal e espiritualmente, assim como se demonstrava predisposto a oferecer à Esaú suas riquezas. Mediante um golpe instantâneo, o Senhor o privara de qualquer capacidade de resistir. Assim Deus procede também para conosco. Deus há de elevar-nos até sua pessoa, isto, porém, Ele efetua tão somente depois de levar-nos ao extremo de nossas necessidades. Por causa da inveterada resistência que lhe oferecemos, bem como da incapacidade que revelamos de sentir sua mão paternal através da disciplina que nos é imposta, ele tem de “tocar-nos” para reduzir-nos à impotência total, e, assim fortalecer-nos na graça (2 Co 12.9,10).
32.28 Não mais Jacó, “suplantador”, mais, Ismael, “Campeão com Deus”, pois que Jacó lutara (sarah) com Deus e com os homens, obtendo a vitória.

59

Nenhum comentário: