quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊSIS PAG. 73

Texto áureo: E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos (Efésios 1: 22-23).

Leia Gênesis 41: 37-52.

Agora é virada uma grande página na história de José. Depois do sofrimento vem a glória(compare Lucas 24:26). O aflito que fora lançado em uma cova, o escravo vendido a um pais estrangeiro, o prisioneiro posto na prisão, se torna “o senhor da terá” (42:30), o salvador do mundo, aquele diante de quem todos joelho se dobra (v.42). Cada um desses títulos nos fala dAquele que, por um tempo humilhado e desprezado, será em breve honrado para sempre por todos os homens. Jesus, o nazareno, foi exaltado por Deus e coroado de glória e honra (Hebreus 2:7). E como um complemento supremo a todas suas glórias, é dada a José uma esposa procedente das nações, uma figura da Igreja (Efésios 1: 20-23). Os nomes dos seus filhos trazem à memória o penoso trabalho da alma do Salvador: trabalho que não seria mais lembrado doravante (Manasses v.51) para que pudesse usufruir da plenitude de seu fruto (Efraim, v.52; compare Isaías 53:11).
Salmo 105:16-21. já citado anteriormente, resume esta magnífica história. Antes que Deus enviasse à terra a fome que já havia decretado, Ele prepara, mediante aflições, a José – que viria a ser uma figura de Cristo em Seu papel de Salvador e preservador da vida do mundo e da família de Israel. (Efraim significa fruto em dobro). Então, bem que podemos perguntar maravilhados: “Acharíamos, porventura, homem como este?” (v.38).

COMENTÁRIOS

41. 43 Inclinai-vos é a tradução possível de uma palavra egípcia de significação desconhecida, mas que, provavelmente, seria equivalente a esta: “daí atenção”.
41. 44 A elevação de José, por parte de um Faraó egípcio, à alta posição de primeiro ministro, provavelmente se explique pelo fato de que o país estaria, então, sob o jugo dos hicsos, reis pastores de origem semita. Uma vez que também eram estrangeiros, não lhes acarretaria tanto escrúpulo a elevação de alguém oriundo da mesma fonte racial àquele posto. O domínio dos hicsos teria durado de 1710 até 1570 a.C. José teria chegado ao Egito por volta do ano 1700.
41. 45 A significação de Zafenate-ponéia é desconhecida. Alguns eruditos têm admitido que seria “sustentador da vida!. Alguns egiptólogos sugerem porém, esta outra significação: “Deus fala e Ele vive”
41. 46 José, àquela altura, teria passado já 17 anos no Egito.
41. 51 Manassés (significa “que faz esquecer”) Isto é, fazia esquecer tantas provações dos dias que se foram.
41. 52 Efraim significa Tinha em vista a fidelidade da bênção que Deus concedera a José no Egito

Texto áureo: Sua mãe [de Jesus] disse aos empregados: Fazei tudo o quanto ele vos disser (João 2: 5).
73

Nenhum comentário: