quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 22

cedimento dele – assim como fazem muitos jovens que se apóiam na de seus pais.

Mais agora, colocado à prova, Ló mostra o que estava em seu coração. Depois de se aproximar cada vez mais de Sodoma (13:12), ele passa a viver ali (v. 12). Uma vez que enveredamos, conscientemente, por um caminho escorregadio, não somos capazes de parar por nós mesmos. Como conseqüência de estar num lugar errado, Ló logo se enredando numa guerra com a qual nada tem a ver, e é feito prisioneiro juntamente com os habitantes de Sodoma. O relacionamento com pessoas que não temem a Deus expõe o filho de Deus à perda de sua liberdade e, ainda mais, essa companhia sempre será um motivo de dificuldades e angústia pra sua alma. 2ª Pedro 2:8 chama nossa atenção para esses tormentos de consciência que, para Ló e qualquer outro crente mundano, inevitavelmente o obrigam a levar uma vida dupla. Sendo presa desses conflitos, tanto interna como externamente, tal pessoa pode ser infeliz. Por outro lado, Abraão está no monte e não tem conhecimento dessas complicações. As coisas deste mundo e todas as suas angústias não lhe dizem respeito. Assemelhamo-nos a Ló ou a Abrão?

COMENTÁRIOS

14.1 Neste ponto, verifica-se a harmonia existente entre a história sagrada e a secular, de modo que se torna visível a fixação de datas. Sinar corresponde à Babilônia (Dn 1:12; Is 11:11 e Zc 5:11) embora Anrafel não deva ser identificado com Amurabe, rei de Babilônia, que reinou em cerca de 1728 – 1686 aC., Eriaku, rei de Larsa, bem pode ter sido Ariaque. Quedorlaomer (Kudurlagamar) significa “Servo de Lagamarque era um deus elamita. Tidal, rei de nações, tem sido identificado com Tudhul (Tudhailia é nome de vários reis hititas), rei de Gutium, situado ao nordeste da Babilônia.

14.3 Mar Salgado. O mar Morto cobre parte do que foi, no passado, o “vale de Sidim”, onde teria sido travada a batalha, próximo às cidade de Sodoma e Gomorra.

NCB - A BATALHA DOS REIS (14: 1-12) Devido a maneira incomum de chamar Abraão de “Abrão o hebreu” (13), muitos pensam que esta narrativa talvez tenha origem estrangeira. Visto que a Anrafel é dada a proeminência de ser mencionado em primeiro lugar, embora a expedição parece ter sido feita sob o comando estrito de Quedorlaomer, em lugar da escrita da história pode ter sido a Babilônia. Catorze anos antes da ocasião deste incidente, aqui narrado, Quedorlaomer havia subjugado a planície do Jordão. Naquele tempo Abraão ainda estava em harã (conf. Os dados cronológicos providos em Gen. 16:3).

Cinco cidades da planície se revoltaram e Quedolaomer, com três aliados, marcharam contra elas. Anrafel (1). Muitos historiadores têm identificado Arafel com Hamurabi(e), cujas leis para a Babilônia são agora tão famosas, mas essa identificação atualmente esta sendo abandonada em geral como incapaz de ser provada. Tidal (1). Tidal pode trer sido como segue. Aproximando-se da área de Damasco, os reis varreram Basã e os territórios dos amorreus, ao leste do rio Jordão e, reservado os rebeldes para o fim, prosseguiram até um ponto bem, ao sul do mar Morto. Desse ponto tornaram (retornaram – 7), presumivelmente marcharam em direção ao norte. Fizeram uma pausa para lançar um ataque contra o sul do deserto (7), e então, movendo-se em caminho circular, (via Hazazontamnaar possivelmente em Gedi), os conquistadores começaram a tratar dos lideres da revolta. A batalha se feriu no vale de Sedim (8), perto das cidades de Sodoma e Gomorra. Poços de betume (10). Eram escavações de onde era extraído o asfalto. Os reis

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