quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 88

48.21 José morreu no Egito mas seus ossos foram transladados para Canaã. Um conceito
ainda mais significativo era o de que o ancestral continuaria a viver através dos filhos. Pelo fato de Efraim e Manasses terem recebido herança na terra de Canaã, José continua vivendo, voltando, portanto, àquela terra prometida (cf 46.4).


Texto áureo: Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho (Gênesis 49:8-9)
Leia Gênesis 49: 1-18.

Temos diante de nós outro capítulo de natureza profética. Nessas últimas palavras de Jacó a seus filhos, toda a história do povo de Israel é tratada como se fosse exibida antecipadamente e resumida aqui. Sob os juizes e os reis, o povo se corrompeu como Rúben; ele deixou o Senhor pelos ídolos. Então, como no caso de Simeão e Levi, a dispersão do povo judeu entre as nações. Cristo é representado por Judá, a Sua tribo d nascimento. O domínio e o centro do reino são Seus. Depois disto, encontramos Israel dispersada debaixo do juízo de Deus, em atividades comerciais e ao mesmo tempo odiada pelas nações. O período atual é personificado em Zebulom e Issacar. Quanto a Dã, ele representa o anticristo, um judeu que, no futuro próximo, será recebido por Israel como seu Messias. “Serpente junto ao caminho” (v. 17), esta é a terrível figura do poder satânico que então operará sem resistência. Antes desta horripilante perspectiva, o remanescente fiel só então poderá contar com o livramento do alto: “A tua salvação espero ó Senhor” (v.18).

COMENTÁRIOS

49:1 As declarações anunciadas por José e registradas neste capítulo não são, propriamente, bênçãos. São predições relacionadas com as doze tribos de Israel, divinamente inspiradas, que de modo bem exato, retratam os caracteres dos respectivos ancestrais.
49: 4 É claro que Rúben não se mostrou excelente em coisa alguma, como podemos verificar no fato de que nenhum só juiz, ou profeta, se refere como provindo dessa tribo. Muito cedo, ela foi conquistada por Moabe (Jz 5:15-16).
49: 6, 7 A violação referida aqui se relaciona com a destruição desnecessária de Siquém (344:25). A dispersão de Simeão se verificara mediante a absorção da tribo pela de Judá. A maldição sobre Levi foi transformada em bênção visto que a tribo ficou separada para as funções sacerdotais, caso em que veio a atuar como representante da nação diante de Deus. Tal transformação resultara do fato de que os levitas tomaram partido em favor do Senhor no ensejo da repressão do pecado relacionado com o bezerro de ouro (Ex 32: 25-29).
49: 8 Judá significa a “Louvor”. No futuro, as demais tribos teriam razões de louvor a esta tribo, uma vez que Davi, sua dinastia e o Messias foram da linhagem de Judá (cf Is 11:1 e Mt 1: 1-17).

88

Nenhum comentário: