quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 89

49: 10 Siló”(Pacificador”), talvez esteja aqui como nome atribuído ao Messias que havia de vir ou, com ligeira correção provável do texto, fazendo-o concordar com a Septuaginta, seja equivalente a esta expressão: “até que venha o que lhe pertence”. Finalmente o direito de exercer o domínio sobre o povo de Deus, haveria de pertencer, com exclusividade, a Jesus Cristo (cf !s 11: 1-5 e 9: 6-7).
49:13 A Zebulom, sexto filho de Lia, é prometido lugar favorável, com respeito ao mar Mediterrâneo. Js 19: 10-16, entretanto, indica que o território desta tribo não limitava propriamente, com o mar. De qualquer maneira, tinha fronteira com a Finícia que era o maior poder marítimo de então e, sem dúvida, ganhou muita prosperidade através desse contato.
49:14 Isaacar é comparado com uma besta de carga, satisfeito com a tranqüilidade da terra, e pronto para se sujeitar aos cananitas.
49:18 Este versículo tem sido, interpretado num sentido messiânico nos Targuns de Jerusalém e Jônatas. Só o escolhido e prometido de Deus julgará com justiça todo o povo (Is 11:3-5).
Alguns pensam que temos aqui uma lembrança da promessa messiânica feita no jardim do Édem ( Gn 3: 15) a Adão e Eva.

Texto áureo: Para que o nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terá, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é O Senhor, para o glória de Deus Pai.
(Filipenses 2: 10-11).

Leia Gênesis 49: 19-33

Quando a Igreja de Cristo tiver sido arrebatada, a “hora da tentação”, virá “sobre todo o mundo” (Apocalipse 3:10). Um remanescente fiel de Israel passará por esta terrível tribulação. Podemos ver isso nas palavras dirigidas a Gade por Jacó, Benjamim nos fala do Rei (Cristo) estabelecendo Seu reino depois da destruição de Seus inimigos, enquanto Aser e Naftali representam o povo finalmente abençoado pelo reino instituído.
Embora saiba que não estará na terra naquela época, o filho de Deus deve se interessar por estas coisas e regozijar-se com o pensamento de que o verdadeiro José (Cristo), Ele que tem sido odiado e rejeitado, terá o poder supremo e estará ali como bênçao para todo o mundo. “ José é um ramo frutífero... seus ramos correm sobre o muro” (v.22), além das fronteiras de Israel. A benção chegará às nações que são estranhas aos concertos da promessa (Efésios 2: 12). Assim Jesus, o verdadeiro José, fora “distinguido entre seus irmãos” (o significado literal de Nazareno). Outrora “lhe deram amargura...o aborreceram” (v.22), agora Deus “o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome (Filipenses 2:9). Este nome, acima de tos oos outros, é o nome de Jesus: o SENHOR é nosso Salvador.
Este nome é também grande para você?

COMENTÁRIOS

89

Nenhum comentário: