segunda-feira, 24 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS CAP. 50 PG.91

lestina, como Transjordânia, dependendo, do ponto de vista.
50: 13 Caverna do campo de Macpela: ver nota sobre 23: 4.


Texto áureo: Pela fé, José próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem a cerca de seus ossos (Hebreus 11: 22).

Leia Gênesis 50: 15-26.

José teve mais um sofrimento após a morte de seu pai. Seus irmãos duvidaram de seu amor, pois pensavam que, agora que Jacó se fora, José iria se vingar deles. Com que ternura José reafirmou suas palavras, explicando-lhes os planos de Deus e confirmando suas promessas de cuidar deles e de seus filhinhos! Muitos cristãos se assemelham aos irmãos de José. Eles não ousam crer que seus pecados tenham sido totalmente perdoados. Será que nós também algumas vezes não duvidamos do amor de Deus, ainda que Ele tenha nos dado inúmeras provas disso? O coração do Senhor é muito sensível à falta de confiança. É como se Ele nos dissesse: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido” ? (João 14: 9)
Notamos que quase todos os mistérios de Deus são vistos, em resumo, próximo ao término do livro de Gênesis. Mas, antes do fim, estudamos novamente a certeza da fé (v. 24). “Deus certamente vos visitará”,. Foram as últimas palavras de José a seus irmãos, o único ato de todas as suas ações passadas que é mencionado em Hebreus 11: 22. Mesmo desfrutando de toda a fartura a boa vida que o Egito proporcionava, ele anteviu a partida de seus irmãos e deu ordens a respeito de seus ossos. Imitemos a fé de José.

COMENTÁRIOS

50: 16 È possível que isto foi um artifício da parte dos irmãos, cujo temor a José aumentou de novo, depois da morte de Jacó.
50: 17 As lágrimas de José só demonstraram o seu amor para os irmãos ao pensar que lels tinham desconfiado do seu perdão genuíno.
50: 19 Este é o coração e o clímax da história de José: só Deus pode perdoar pecado e cobrir a culpa do homem pecador. A providência divina dirige em tudo, tornando os propósitos maus dos homens em bem (cf 45: 4-7)..
50: 22 O tempo ideal de uma vida, segundo as inscrições egípcias.
50: 23 Os filhos de Maquir, neto de José são descritos como tomados sobre os seus joelhos lit “nascidos sobre os seus joelhos”). Significa adotados como os seus descendentes.

Terminamos aqui o estudo da criação do mundo e de tudo que nele há, segundo a Palavra de Deus



91

Nenhum comentário: