sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Qual é a última palavra? Vingança para os seus inimigos que permanecem imunes por muito tempo, mas também perdão para o Seu polvo com quem as nações se alegrarão no milênio (c.43).
Moisés encerra este ensino com uma exortação final à obediência: “aplicai o coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós... Porque esta palavra... e´a vossa vida (vv.46-47; Isaías 55:3; Provérbios 4:13;7:2). Muitos jovens pensam que,para “viver a própria vida” devem livrar-se de to-da e qualquer forma de orientação que vem de Deus. Esses versículos a-firnam, e nossa experiência confirma, que carregar o fardo do senhor éé na verdade ter o melhor que essa vida pode proporcionar.
As instruções de Moisés chegaram ao fim. Como um verdadeiro mediador, ele falou do povo a Deus e de Deus ao povo. Agora ele deixará Israel. Hebreus 13:7 exorta-nos a lembrar dos líderes fiéis que pregaram a a Palavra de Deus. Muitos deles já n ao estão mais aqui. Contudo, o autor da epístola acrescente: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (compare com o V.39).

COMENTÁRIOS

32.34 Tesouro. O Tesouro mais valioso que um homem pode ter é um cabedal de sabedoria que provêm do temor de Deus, que sés alimenta pela fé e cresce pela obediência, este conhecimento prático dos caminhos de Deus é fonte contínua de inspiração e consolação.
32.36 Quando vir que o seu poder se foi. Deus intervir para ajudar Seu povo só quando fosse tão importante como quando Ele os acho as prion-cípio (CF 10).O reconhecimento de nossa incapacidade própria é requisito necessário para receber o dom divino da salvação (Rm 5.6) e a experiência do seu poder, para receber livramento do poder do pecado em nossas vidas (Rm 7.18).
32.42 Cabeças cabeludas. Aqui, “cabeça”, heb rõ´sh, quer dizer “lideres”, “chefes”, “liderança” (a palavra se acha no singular coletivo). “Cabeludos” heb par´ôth, vem de uma raiz que significa “ser excelente”, a qual talvez tenha vindo da palavra Faraó, título dos reis do Egito. Fala-se, pois, de “generais”, “supremo líder”.
32.43 O cântico termina com o prospecto da alegria por causa do juízo de Deus contra o inimigo e o perdão a Seu povo. Os gentios também são chamados para partilhar da alegria da salvação de Deus.
32.46 Aplicai o coração. Esse foi o apelo de Moisés ao povo de Israel. * N.Hom. Nosso maravilhoso Deus: 1) Sua grandeza e fidelidade (3,4); 2) Seu zelo e vingança (21, 35); 3) Sua justiça e compaixão (36); 4) Sua soberania e poder (39); 5) Sua graça e misericórdia (10,43b). * N.Hom. O amoroso cuidado de Deus: 1) Ao achar-nos (10a); 2) Ao guardar-nos (10b); 3) Ao instruir-nos e guiar-nos (11,12); 4) Ao sustentar-nos (13,14). * N Hom. O pecado da ingratidão se manifesta: 1) Na autocondescendência (15a); 2) Na infidelidade (17); 3) No esquecimento (18), cf cap 8 N.Hom..
62

Nenhum comentário: