sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 27

Texto áureo: Achei Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa coisa vergonhosa [idolatria], e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram
(Oséias 9:10).

Leia Deuteronômio 12: 20-32.

Por meio de Moisés, o Senhor há pouco recorda que, em primeiro lugar, Ele tem direito ao serviço de Seu povo. Contudo, Ele jamais lhes deve alguma coisa. Assim que ales oferecem ao Senhor o que Lhe é devido, Ele Se revela um Deus cheio de bondade que lhes provê alimento e ternamente entra nas circunstâncias do seu cotidiano. Isto não dá ao crente o direito de se satisfazer naquilo que fazem! “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31)
O Novo Testamento manda ao filho de Deus que ele deve abster-se “das contaminações dos ídolos... e do sangue” (Atos 15:20). A primeira proibição é parte do cuidado de Deus pelo seu povo. É certo que, se o Senhor nos proíbe de algo, isso nunca é arbitrariamente com o intento de dificultar nossa vida; antes, é para nos impedir de ser enlaçados (v.30). Este mesmo versículo nos ensina que o primeiro passo no caminho da idolatria é quase sempre a curiosidade. “Como serviram estas nações aos seus deuses?” Estar interessado no mal sinaliza que nossa consciência não foi tocada profundamente e nos conduz indefesos ao território de Satanás.

COMENTÁRIOS

12.30 Como serviram... aos seus deuses. Entre os pagãos é freqüente admitir-se uma íntima relação entre uma terra e os deuses que os seus habitantes adoraram (cf 2 Rs 17.2627). Os israelitas seriam levados a pensar do mesmo modo e a temer os deuses de Canaã. * N. Hom. Natureza da adoração autêntica: 1) Deve ser exclusiva e distinta (29-31); 2) Deve ser cheia de alegria (7.12).

Texto áureo: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade
(2 Timóteo 2:19).

Leia Deuteronômio 13: 1-18.

Falso profeta é particularmente perigoso quando surge de dentro do povo de Deus. Todos os apóstolos soaram o alarme contra esses propagadores de doutrinas malignas que “com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos” (Romanos 16:18; 2 Pedro 2:18; 1 João 2:19; Judas 4). “Não ouvirás”, ordena o versículo 3 – mas ao contrário: “Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e... ouvireis a sua voz” (v.4)! Assim as ovelhas não terão problema algum em fazer a distinção – e fugir – da voz do
27

Nenhum comentário: