sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 25

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma” (v.18). “Se... as minhas palavras permanecerem em vós...” é a instrução que o Senhor Jesus nos deixa ao se aproximar Sua morte. Se assim for, então saberemos como orar (João 15:7), como falar dEle (Salmo 45:1; Mateus 12: 34), como fugir do mal (Salmo 119:11). Cada momento de cada dia será ocupado com essas palavras e com Aquele que as pronunciou. Todas as nossas conversações, os nossos feitos e o nosso andar terão suas marcas. As pessoas poderão ler em nossa face a felicidade que elas produzem. Nosso lar, nosso trabalho, nossas idas e vindas adornarão, “em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Senhor” (Tito 2:10).
Então se chega à condição de todas essas exortações à obediência: “ Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição” (v.26). Dois caminhos se abrem á frente de cada um de nós. Um é o caminho estreito e da obediência ao Senhor, o outro é o caminho espaçoso de nossa vontade própria. Contudo. Deus colocou sinalizadores neste cruzamento. O caminho de obediência conduz à benção, o outro, o da obstinação, à maldição. Qual você escolherá e seguirá?

COMENTÁRIOS

11.21 Vossos dias.. na terra. A fidelidade contínua, por parte de todas as gerações era essencial para Israel manter a posse da Terra Prometida. Como os dias do céu acima da terra, quer dizer para sempre.
11.24 Os império israelita se estendia, idealmente, até o Eufrates (Gn 15.18), o limite norte das conquistas de Davi (2Sm 8.3). Ver nota sobre 11.7.
11.29 Gerezim... Ebal. A quem viaja das planícies de Moabe (34.1) é fácil avistar ao longe duas montanhas, para além do vale do Jordão, onde, ao entardecer, o sol se esconde (30). Ali estão como a atestar a necessidade de uma escolha entre o bem e o mal. * N.Hom. Motivos da obediência. 1) a grandeza de Deus (10.17-22); 2) As maravilhas por Ele operadas (11.1-7); 3) As bênçãos que desfrutaremos (11.8-17). * N.Hom. A palavra de Deus deve ser: 1) Entesourada no coração (18); 2) Ensinada a nossos filhos (19); 3) Exibida em casa (20). (Cf 6.6-9). * N.Hom. Disciplina divina: 1) é exibida de vários modos (3-7); 2) Precisa ser tomada em consideração (2); 3) Deve conduzir à obediência (8,9).

Texto áureo: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou no meio deles
(Mateus 18:20).

Leia Deuteronômio 12: 1-19.

Até o capítulo 4, o povo fora instruído a aprender as lições do passado. Do capítulo 4 ao 11, Moisés atribuiu-lhes importantes tarefas de obediência ao Senhor.
Chegando agora à terceira parte do livro, na qual Israel receberá instruções para o período que o povo viverá na terra. A instrução mais importante diz respeito ao estabelecimento de um lugar para adorar a Deus. Os israelitas tinham de começar purificando a terra, da qual
25

Nenhum comentário: