sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 2

1.6 Tempo bastante. Os anos durante os quais vaguearam foram anos de disciplina. Deus sabe exatamente de que disciplina carecemos, que dificuldades devemos suportar e quanto podem resistir. Seu propósito é conduzir-nos da aflição para o descanso e a paz.

1.7 Desde tempos remotos, a Palestina era conhecida como terra de Canaã e seus habitantes como cananeus (Gn 10.19; 12.6). Os amorreus penetraram em Canaã vindos do norte, e se estabeleceram na região montanhosa de ambos os lados do Jordão. Aqui a palavra ‘cananeus’ refere-se aos que viviam na planície.

1.8 Com juramento, cf Hb 6.12-20.

1.16 Os estrangeiros. A palavra hebraica usada é ger. Na organização política de Israel destacavam-se quatro classes: os descendentes dos patriarcas, incluindo os “anciãos” e “príncipes”; os “estrangeiros” (no heb, ger), quando, provenientes de outras nações, passavam a residir entre o povo eleito; os “peregrinos” (no heb toshab), geralmente provenientes dos povos conquistados; e, finalmente, os “servos”, que podiam ser comprados ou nasceram na casa. Além destes, contavam-se ainda os “estrangeiros” (no heb nokhrt, cf 17.15) que só temporariamente habitavam entre os israelitas, para comércio ou outros negócios. Seja como for, o estrangeiro devia ser tratado como um irmão. O cuidado por todos aqueles cuja posição podia ter sido motivo de humilhação é uma das características mais acentuadas do Deuteronômio. Que contrasta entre os códigos do Egito e da Babilônia.


Texto áureo: Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

(Hebreus 4:2).

Leia Deuteronômio 1: 19-28.

De Horebe, o ponto da partida, Israel se dirige rumo a Canaã, através do “grande e terrível deserto”. E novamente a cena sombria de Cades-Barnéia está diante de nossos olhos. Aprendemos aqui que a pedido do povo os homens foram enviados a explorar a terra (v.22), algo que Números 13 não deixa claro. A raiz do problema jaz na falta de confiança no Senhor. Eles sentem a necessidade de ter certeza. E, quando agimos dessa forma,
”pela vista” e não “pela fé”, o inimigo é perspicaz em colocar obstáculos aparentemente intransponíveis diante de nós com o intuito de nos fazer retroceder (v.28).

Como resultado da descrença deles, todos daquela geração morreram no deserto, exceção de Josué e Calebe. A epistola aos Hebreus faz uso deste solene exemplo para advertir a todos os que endurecem seu coração quando ouvem a Palavra de Deus. Essa Palavra não é proveitosa quando não é “acompanhada pela fé” ( Hebreus 4:2).

“Tem o Senhor contra nós ódio” ( V.27), queixou-se o miserável povo. Qual é a característica mais triste da descrença? É o fato de que é capaz de lançar dúvida sobre um amor que foi comprovado definitivamente, o amor de um Deus que não poupou o Seu próprio Filho da cruz (Romanos 8:31-32).

COMENTÁRIOS

1.21 Sobre, possui-a. As Escrituras sempre nos encorajam a “possuir”. Muitos crentes Muitos crentes vivem na pobreza espiritual e na derrota porque deixam de se apossar de

2

Nenhum comentário: