sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG.58

firmou as predições de Moisés sobre a apostasia de Israel e a ira divina que se seguiria (16-18). Também ordenou que Moisés escrevesse o Can-tico do Testemunho (17-22; cf cap 32n).
31.15 Coluna de nuvem, que acompanhou Israel pelo deserto, aparece novamente.
31.17 Males e angustias sobreviveriam a Israel, mas o Cântico do Teste-mho lhes lembraria que só eles eram culpados(21)

Texto áureo: Não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito ate à-quele dia .
(2 Timóteo 1:12).

Leia Deuteronômio 31:18-29.

A mesma sentença é usada para anunciar as bênçãos que o Sem hor reserva ao Seu povo a para descrever a imensurável traição que este comete ao se voltar para outros deuses (v. 20). Tendo sido avisado do sombrio futuro que Israel estava preparando para si mesmo, Josué é estimulado a ser corajoso (.23), pois seu poder são vinha do povo, mais, sim, do Senhor. Sem dúvida, queridos jovens, vocês se depararão com muitas fraquezas e falhas entre seus conhecidos que se declaram cris-tãos. Os mais velhos estão muito longe de ser sempre um bom exemplo. Às vezes, as reuniões que você freqüente lhe proporcionarão bem pouco ensino. Não existem algumas coisas que lhe desencorajam? Isso é inevitável se você olhar as pessoas. Mas se a sua visão estiver direcionada ao Senhor Jesus, você jamais sofrerá decepção. Nele estão os inesgotáveis suprimentos da graça e da perfeição capazes de satisfazer todas as nossas necessidades.
Moisés, Josué, Paulo... todos saibamos que aconteceria com a obra deles aqui. “Porque sei que, depois da minha morte, por certo, procedereis corruptamente”, disse Moisés (v.29). Paulo anunciou: “Eu sei que depôs da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (Atos 20:29). Porém, eles também sabiam em que tinham crido e confiado no poder de Deus (2 Timóteo 1:12).

COMENTÁRIOS

31.21 Sempre o trará na bocó. O valor dos cânticos é que pode ser fa-cilmente aprendidos e transmitidos a outros. Deve-se ensinar aos novos crentes os hinos mais instrutivos e úteis.
31.23 Uma continuação dos versículos 14-15.
31.28 Estas palavras. É provável referência ao Cântico do Testemunho.

Texto áureo: Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus
58

Nenhum comentário: