sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 40

do aquele que for pendurado em madeiro” nos lembra Gálatas 3:13. Insondável mistério da cruz! Cristo foi feito maldição para que as bênçãos prometidas aos que crêem pudessem chegar até nós.

COMETÁRIOS

.
21.10,11 Era permitido o casamento com mulheres estrangeiras que vivessem em cidades fora da Palestina. As mulheres estrangeiras que vivessem na própria Palestina tinham de ser mortas como todos os demais cananeus (7.1-3).
21.12-13 Esses atos de purificação simbolizavam sua remoção do estado de escrava. O mês de luto era para lhe dar tempo de refazer-se no seu íntimo e também testar a sinceridade do amor do homem.
21.14 Deixá-la-ás. O vínculo matrimonial podia ser rompido (cf 24.1-4), mas o homem não podia tratar a mulher como uma escrava.
21.15 Duas mulheres. A poligamia não é aprovada, mas á reconhecida como prática existente que precisava ser regulada. A monogamia é a única forma válida de casamento (Gn 2.18,24; Mt 19.4-6). A Bíblia não condena diretamente os casamentos múltiplos que tiveram lugar no Antigo Testamento, mas descreve os maus efeitos de tais uniões.
21.17 O direito da primogenitura. Incluía a herança da propriedade em dupla porção relativa aos outros filhos. Esse direito era antigo (Gn 25..29-34) e não podia ser abandonado à custa de preferências pessoais. A primogenitura, heb bekhõrah, que vem da raiz bãkhar, “ser cedo”, a qual se refere ao próprio raiar da manhã, tem grande significado para o pensamento hebraico. O primogênito do pai é considerado as primícias do seu vigor (Gn 49.3), e fazia as vezes do pai em liderar a família. O primogênito do rei era herdeiro do trono.
21.18-21 Sendo os pais representantes de Deus, em caso de rebelião comprovada, o castigo era severo e semelhante ao da blasfêmia, pressupondo-se que em vão tentavam conduzir ao bom caminho os filhos desobedientes. A execução era efetuada sob a direção dos anciões.
21.22,23 O enforcamento reconhecia que a maldição de Deus pesava contra aquele pecador. * N. Hom. Exigências básicas para uma vida familiar saudável; 1) cuidado ao contrair matrimônio (12,13n) – o ajustamento envolvido, a sinceridade do amor; 2) tratamento adequado dos filhos – imparcialidade (16) e disciplina (18)
Texto áureo: Que comunhão tem a luz com as trevas?
(2 Coríntios 6:14).

Leia Deuteronômio 22: 1-12.

O Senhor não apenas condena o mal obvio e grave (cap. 21). Ele desaprova todas as formas de egoísmo. Perder um boi ou jumento é sinal de falta de vigilância (1 Samuel 9:3). Contudo, Deus usa isso par nos ensinar que não temos o direito de ficar alheios ao que acontece com nossos vizinhos. Ele nos lembra que o vizinho é nosso irmão e nos convida a cuidar das coisas dos outros como se fossem nossas. Sem ovelhas para o
40

Nenhum comentário: