sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG.45

Quando um homem morria sem filhos, seu irmão devia tomar a esposa de. Os filhos desse casamento eram reputados filhos do primeiro marido. Onã recusou-se a cumprir com sua responsabilidade porque seus filhos não receberiam herança primária (Gn 38.8-10). O livro de Rute mostra que o costume do casamento sob levirato incluía, ais gente, além do irmão do marido falecido. E uma nova extensão do costume é vista no fato que Boaz se casou com Rute, e não com Noemi. A lei do levirato não era aplicada se tivesses nascido filhas (cf Nm 27.1-11). Esta lei levantou a pergunta que os saduceus apresentaram a Jesus acerca da ressurreição (Mt 22.23,ss).
25.7 Tal como no caso de Tamar (Gn 38), a esposa tinha a responsabilidade de zelar para que a obrigação do cunhado fosse cumprida.
25.9 Descalçará a sandália. Isso simbolizava a rejeição da responsabilidade ou sua transferência a outro, cf Rt 4.7,8.

Texto áureo: Às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.
(Cantares 7:13).

Leia Deuteronômio 25: 13-19; 26:1-11.

Entre todas as experiências humilhantes do deserto, ainda havia mais uma da qual Israel tinha de lembrar, e nós juntamente com ele. Amaleque covardemente tirou proveito do cansaço do povo ao atacar os fracos e desfalecidos. Prestemos atenção! O diabo raramente ousa atacar cristãos que andam em fé e confiança. No entanto, os desfalecidos são presas ideais para ele. Sabemos o que aconteceu com Pedro que seguia Jesus de longe (Lucas 22:54).
O capítulo 26 nos leva à terra novamente. Contudo, o passado não foi esquecido. O Israelita, abençoado em sua colheita, chegando ao lugar escolhido pelo Senhor, tinha de relembrar tanto de seu passado iníquo quanto do poder divino que resgatou a fim de trazê-lo para a boa terra. Então, como prova do reconhecimento da bondade de Deus, o israelita deveria colocar diante dEle sua cesta com frutos e prostrar-se com o coração cheio de gratidão e alegria. É uma bela ilustração da adoração do redimido que se lembra da gloriosa salvação que o alcançou, ofertando a Deus o “sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15) e dizendo ao Senhor: “Toda sorte de excelentes frutos, ó meu amado”(Cantares 7-13).

COMENTÁRIOS

25.11,12 O órgão masculino não devia ser maltratado (cf 23.1). Era a fonte da fertilidade e também trazia o sinal do pacto de Deus com Seu povo (Gn 17.11).
25.13 Pesos diversos. Não podia ser feito negócios com dois tipos de pesos, um maior para os recebimentos, e outro menor para os pagamentos, cf Am 8.5. * N. Hom. Há interessantes similaridades entre a luta da carne contra o espírito e a luta de Amaleque (17-19) contra Israel: 1) Assim como a carne procura perturbar e derrotar ao crente (RM 7.23; Gl 5.17, assim Amaleque tentou perturbar e derrotar a Israel (Ex 17.8; 1 Sm 30.1-6); 2) assim como nada há de louvável para ser poupado, em Amaleque (1Sm 15.3); 3) Como
45

Nenhum comentário: