sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 41

sacrifício, boi para arar e jumento para levar as cargas, como um israelita poderia servir ao Senhor ou sobreviver? Não sejamos como aqueles crentes cuja ausência de disposição para servir Paulo lamentou: “Todos eles buscam o que é seu próprio” (Filipenses 2:21; leia também 1 Coríntios 10:24).
O versículo 5 se aplica particularmente ao mundo moderno no qual a mulher está tentando tornar-se igual ao homem. Isso é uma inversão total da ordem de Deus na criação. Em todos os nossos caminhos, mesmo se não entendermos a importância dessas instruções, vamos guardar-nos de “contender” acerca delas (1 Coríntios 11:16). Os versículos 9-11 nos lembram de que Deus não quer confusão ou mistura dos princípios mundanos com as verdades divinas na vida nem no testemunho de Seus filhos.

COMENTÁRIOS

Cap 22 Preceitos diversos apresentados (1-12), e a seguir são dadas leis regulamentando as relações sexuais (13-30).
22.1-4 O amor fraternal deve ser demonstrado a qualquer compatriota israelita que precise de ajuda.
22.5 Deus criou o homem e a mulher com naturezas e funções distintas. O homem não deve procurar obscurecer essa distinção, como era feito entre as religiões pagãs.
22. 6,7 Os pássaros são úteis para controlar a numerosas pestes de insetos, além disso, esta lei evita a perversidade de aproveitar-se da dedicação da mãe.
22.8 Um parapeito. Os hóspedes eram, muitas vezes, entretidos no pátio das casas de teto pleno.
22.9-11 Combinações incomuns podem levar a dificuldades. Aplicadas espiritualmente, esta lei proíbe a transigência com o mundo. Ver 2ª Co 6.14-16.
22.11 Estofas. Vestes desse tipo não podiam ser lavadas facilmente.
22.12 Borlas. Eram um sinal que demonstrava que os israelitas eram o povo de Deus.

Texto áureo: [Jesus] nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra matas, e o Espírito vivifica
(2 Coríntios 3:6).

Leia Deuteronômio 23: 13-25; 24: 1-6.

Pensemos no Senhor Jesus ensinando aos discípulos e as multidões. Por meio dos mandamentos de Moisés, que os fariseus interpretavam ao pé da letra. Ele queria mostrar-lhes os pensamentos de Deus, sua sabedoria e amor. Por exemplo, esse foi o caso quando os discípulos estavam apanhando espigas no Sábado ou quando Ele foi questionado sobre a questão do divórcio (Mateus 12: 1-8; 19:3-9). Leiamos esses capítulos com atenção para descobrir neles a mesma sabedoria divina e o mesmo amor. Ao lado de uma justiça absoluta, brilha uma bondade perfeita. Os direitos dos proprietários eram mantidos sem que os atos de caridade fraternais fossem comprometidos por causa disso. Apenas Deus pode estabelecer isso neste mundo sempre pronto a oscilar para um lado ou para outro. O filho de Deus não tem de escolher entre diferentes sistemas políticos,
41

Nenhum comentário: