sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG.10

4.2 Nada acrescentareis...nem diminuireis. Há uma clara distinção entre a palavra de Deus e a palavra do homem, cf Mt 5.17-19; 15.6; Ap 22.18,19. Muitas divisões e heresias na cristandade têm se originado daqueles que consideram as tradições humanas ou as chamadas “revelações” verdades divinas. Outras heresias têm surgido daqueles que solapam a revelação bíblica, ao negarem a autoridade e a inspiração divinas (cf nota sobre 13.2).

4.5 No meio da terra. A lei visava primariamente a Israel. Seu cerimonial e regulamentos judaicos eram para ser usados por uma nação na terra, até que fosse feita a revelação posterior, quando Cristo viesse. (Cf nota sobre 5.16.)

4.8 Toda esta lei. A revelação da lei mosaica para o crente pode ser resumida como segue: “Primeiramente”, essa lei contém certos elementos transitórios, a que não se obrigam os cristãos (4.5n). em segundo lugar, encerra princípios eternos de santidade, justiça e verdade, incluídos no decálogo e implícitos em toda a lei, que se impõe a todas as gerações de judeus e cristãos. A estes se refere a frase “está escrito” (Mt 4.10; 5.17; Rm 13.9; 1ª Pe 1.16). Em terceiro lugar, como parte da Bíblia inspirada, todo o livro foi escrito para nos instruir (Rm 15.4) e é muito “proveitoso” (2ª Tm 3.16). Finalmente, é sabido que Moisés escreveu acerca de Cristo (Jo 5.46; Dt 18.15 nota). Cristo, portanto, deve ser procurado nessas páginas, já que toda Lei tem o fim de nos conduzir a Ele (Gl 3.24).

4.9 Farás saber. È uma ênfase repetida, cf 6.7; 11.19; 24-8; 31.19.

4.13 Sua aliança. Essa é a primeira das vinte e sete ocorrências desse tema em Deuteronômio. A palavra é aqui usada para indicar o estabelecimento de uma relação, de um vinculo permanente entre os dois lados. Pelo pacto de Horebe, Deus tomou a Israel com Seu povo particular e Israel o tomou como seu Senhor (Ex 19.5,8, cf Is 42.6n.


Texto áureo: PORQUE BEM SABEIS ISTO: QUE NENHUM FORNICADOR, OU IMPURO, OU AVARENTO, O QUAL É IDÓLATRA, TEM HERANÇA NO REINO DE CRISTO E DE DEUS.

(Efésios 5:5).

Leia Deuteronômio 4: 14-28.

Estamos no centro das nações vizinhas, Israel devia destacar-se mediante a sua sabedoria e entendimento (4:6). Essa sabedoria e entendimento consistiam em conhecer, ouvir e ser submisso ao único e verdadeiro Deus. Essas nações fronteiriças estavam adorando a ídolos. Em conseqüência, tornaram-se “nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:21-23). É contras esse terrível pecado da idolatria que Israel deveria guardar-se aqui. Hoje em dia, talvez menos um pouco nos deparamos com esta grave forma de idolatria. Contudo, o Novo
Testamento emprega este nome a outros pecados – avareza, por exemplo – e adverte solenemente que nenhum idólatra entrará no reino de Deus (efésios 5:5; 1 Coríntios 6:9-10).

Ao admoestar a Israel, Deus não lhe oculta o que acontecerá aos deuses pagãos. A Palavra de Deus nunca nos bajula ou nos engana quanto ao que o nosso coração natural é capaz de fazer.

COMENTÁRIOS

10

Nenhum comentário: