sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 36

Texto áureo: Não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador, não há fora de mim.
(Isaías 45:21).

Leia Deuteronômio 19: 1-14.

“Pois não há outro Deus, senão eu Deus justo e Salvador não há além de mim”, proclama o Senhor (Isaías 45:21). Justo , Ele condena o criminoso (vv. 11,132). Salvador, Ele abriga o homicida acidental. As três principais cidades deviam ser designadas como lugar de refúgio, uma figura do abrigo que encontramos em Cristo contra a justa ira divina. O que era requerido para usufruir desses benefícios? Pura e simplesmente fé naquele único e sem paralelo meio preparado por Deus para a salvação do pecador, o qual, juntamente com toda a raça humana, é culpado de ter derramando o sangue de Seu amado Filho (vv 10-13). Parece que Paulo tinha a imagem da cidade de refúgio em mente ao falar de corre “para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria... senão a que é mediante a fé em Cristo” (Filipenses 3: 8-9; veja também Hebreus 6:18).
A violência não é o único meio de ferir o nosso próximo; podemos mudar “os marcos” do nosso “próximo” (v. 14), isto é afastá-los a fim de conseguirmos uma posição melhor no mundo à custa dele. O cristão é ensinado a se contentar com o que tem (Hebreus 13:5), a ser sóbrio (1 Pedro 5:8) e, ao mesmo tempo, a não lutar pelos seus direitos, afim de que a sua moderação seja conhecida de todos aos homens (Lucas 6:29-31; Filipenses 4: 5).
COMENTÁRIOS

Cap 19 São dadas instruções a cerca das cidades de refúgio (1-13), dos marcos de territórios (14) e das testemunhas (15-21).
19.1-13 Moisés já havia separado três cidades no lado oriental do rio Jordão (4.41-43). Agora separa mais três no lado ocidental. Caso o vingador de sangue agisse meramente movido pela paixão, podia ser frustrado em seus propósitos, por meio daquelas cidades.
19.4 Aborrecia. Nota-se que a chave do assassinato deliberado é o ódio; Jesus mostroui que o ódio é quebra do mandamento “Não matarás”, Mt 5.21-26. Os psicólogos modernos denominam os ressentimentos contra alguém de “desejos mortíferos”, e os juízes dão o título de “crime premeditado” aos casos onde já existia ódio, não aceitamos desculpas de “acidente” ou “crime provocado”.
19.9 Outras três cidades. Não há qualquer registro de que essas cidades adicionais tenham sido exigidas alguma vez.
19.12 Os anciãos. Eram os que desfrutavam de maiores regalias e prestígios, quer pela família a que pertenciam, quer pelas qualidades de que eram dotados, e constituíam a autoridade local e, questões judiciais e até comercias.

Texto áureo: Combati o bom combate...
2ª Timóteo 4:7).

Leia Deuteronômio 19:15-21 – 20:1-9.

36

Nenhum comentário: