sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 48

Ainda no futuro. Pedras grandes. Tais pedras se encontram no Egito e noutras países do Oriente com inscrições grandes na própria pedra a ou então numa superfície de argamassa ou cal (cf Am 2.1).
27.3 Escreverás. As antigas inscrições podiam ou não ser extensas. Sabe-se de uma gravação nas rochas de Beistum, três vezes mais extensa que o livro de Deuteronômio.
27.5-7 Assim como a lei testifica sobre o pecado, assim os sacrifícios no altar do monte Ebal testificavam a graça e a provisão da misericórdia, inclusas no pacto para encobrir as culpas. Os holocaustos simbolizavam a completa consagração a Deus e as ofertas pacíficas simbolizavam a comunhão com Deus.
27.26 O povo deveria obrigar-se, sob maldição (cf At 23.12-14); a guardar toda a lei. Cristo libertou o crente, tomando sobre Si, essa maldição (Gl 3.13). N. Hom. Podemos reviver o nosso ato de consagração (cap.26, N.Hom.), relembrando: 1) O que fizemos (6); 2) O que lemos (8); 3) O que ouvimos (9,14): 4) O que dissemos (15b, 16b; etc).

Texto áureo: O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje ter ordeno, para os guardar e cumprir
Deuteronômio 28:13.

Leia Deuteronômio 28:1-14.

Este texto está relacionado como capítulo 26 de Levítico. Juntos, formam um duplo e solene testemunho, advertindo Israel quanto Às conseqüências de sua obediência ou desobediência (Jô 33:14). “Se ouvires...” v.1, 2,13). Muitas vezes neste livro ressoará a chamada “Ouve, ó Israel”. Coloquemos nosso próprio nome no lugar do de Israel e prestemos atenção aos mandamentos do Senhor! O jovem Samuel respondeu: “Fala, porque o teu servo ouve” (1Samuel). E o próprio Cristo pôde afirmar através do Espírito de profecia: “O SENHOR Deus...desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos” (Isaias 50:4) A bênção do Senhor sempre está ligada a fato de ouvir, guardar e praticar a Palavra (Apocalipse 1:3) Ela sacia e enriquece nossa alma completamente e continuamente, “na cidade e no campo”. Nossa vida familiar e tudo em que colocarmos as mãos terá essa marca (v.8). Viveremos de vitória em vitória (v.7). Por fim, a superabundância da prosperidade espiritual (v.11) não passará despercebida e sua origem será óbvia para todos: ela vem do Senhor a quem eles pertencem e cujo nome glorificam (v.10).

COMENTÁRIOS

Cap. 28 Tempo concluído suas instruções sobre o segundo estágio da renovação do pacto (cap 27n), Moisés agora proclama, perante o povo, as
48

Nenhum comentário: