sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 61

assuntos deste mundo; esquecemos de dar ao Senhor o devido lugar em nossa vida. Aos “ricos do presente século” é ordenado “que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza” (1 Timóteo 6:17). Se os filhos de Israel fossem sábios, atentariam “para o seu fim” *v.29). Que o Senhor nos dê sabedoria para utilizar Seus dons sabendo que prestaremos contas deles quando Ele retornar.

COMENTÁRIOS

32.15 Meu amado. Aqui e em 33.5,26, a transfiguração é jesurum. É um nome poético de Israel, que significa “o reto”. Mas aqui é usado em tom de sarcasmo.
32.17 Demônio. Heb shedhim,uma palavras do assírio, que em pregavam no sentido de “espírito protetor”, que significa que significa, para os hebreus, “um demônio dos pagãos”. Tudo aquilo que não é de Deus, mesmo sendo sobrenatural, ou usado como objeto de devoção, pertence ao Maligno; cf v 21 com 1Co 10.14-22. Conforme num “espírito protetor” dos pagãos é abandonar a adoração a Deus, e cair em idolatria, em uma adoração falsa, inspirada por poderes do inferno.
32.21 Zelos. Cf.4.24n. Provocarei. Deus provocava Israel à ira, usando aos gentios como os Seus instrumentos para castigar a Israel (23-25), e mais tarde dando-lhes o evangelho (Rm 10.19). Não é povo... louca na-ção. Não se subentende daí qualquer inferioridade em sua cultura. A nação inimiga não é povo porque não depende de Deus para sua existência e desenvolvimento, e é louca porque é ímpia (6n).
32.23-25 Cf as maldições da aliança na cap. 28. O próprio Israel seria reduzido ao mesmo estado de não ser povo (cf Os 2.23).
32.27 Nossa mão trem prevalecido. Algumas vezes, o homem realiza o propósito divino sem se dar conta de que Deus age por seu intermédio.
32.29 O seu fim. Se o inimigo fosse sábio, saberia que se Deus castigava Seu próprio povo de Israel, ele também seria punido por sua própria iniqüidade, no fim.
32.31 Muitas religiões falsas imitam aspectos do cristianismo, chegando até a usar a mesma terminologia. Mas, a rocha deles não é com o a nosso Rocha.

Texto áureo: Vede, agora, que eu, eu sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão
(Deuteronômio 32.39)

Leia Deuteronômio 32:34-52.

As linhas finais da canção de Moisés lembram que Deus é soberano, que Ele é o mesmo e, conseqüentemente, tem a última palavra.
61

Nenhum comentário: