sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 64

33.7 Judá. Sendo a tribo real (Gn 49.8-10), Judá teria de defender a Israel de seus inimigos. Ao fazê-lo precisava de ajuda divina.
33.8-11 Levi. Jacó também profetizara a dispersão de Levi (Gn 49.5-7). Mas Levi foi abençoada por haver mostrado devoção ao Senhor (8,9) e foi escolhida pelo Senhor para importantíssimo ministério, especialmente o de sacerdócio (que pertencia aos descendentes de Arão).
33.8 Tumim e o teu Urim. Parece que eram pedras preciosas que serviam de instrumento para revelar a vontade de Deus, cf 1Sm 28.6. Provaste... contendeste. A “prova” de Moisés e Arão se deu em Massa, mas só em Meribá “contenderam” com Deus, quando representavam a sua tribo.
33.9 Guardou... observou. Levi comprova sua devoção ao Senhor no teste pelo qual passou, no Sinai (ex 22.26-29). A lealdade a Deus tivera precedência sobre as relações de família.
33.12 Benjamim. As Palavras “e ele descansará nos seus braços” seriam mais bem traduzidas como “e morará entre os seus ombros” (ARC). Provavelmente é uma profecia de que o templo futuro será localizado den-tro dos limites do território de Benjamim. Os “ombros” podem estar relacionados com a elevada posição de Jerusalém.

Texto áureo: Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros
(Salmo 45:7).

Leia Deuteronômio 33:13-29.

Tudo o que era “precioso” devia ser para José, figura de Cristo. No entanto, nada é mais precioso para o Senhor Jesus que o coração de Seus redimidos. O “que foi separado de seus irmãos” (Gênesis 49:26 – ERC) permanece “separado de seus irmãos” (v. 16). Em virtude do sofrimento na cova e na prisão, e depois sua glória no Egito, José ocupou essa posição justificadamente. O mesmo acontece com Jesus. Ninguém poderia acompanhá-Lo naquela terrível estrada para o Calvário. Ele estava sozinho na cruz. Além disso, Deus Lhe concedeu um lugar separado, Ele “o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” e O ungiu “com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros” (Filipenses 2:9; Salmo 45:7).
Como um esplêndido quadro, o reinado milenar de Cristo é trazido à mente pelas bênçãos das tribos. Em contraste com as que Jacó pronunciou, estas não possuem nenhuma censura, nenhuma restrição. Contudo, falta uma pessoa nesta segunda lista; o leitor percebeu quem é? É Simeão, que outrora estava unido a Levi na mesma condenação (veja Gênesis 49:5). Levi, agora objeto da graça, é ricamente abençoado. Mas onde está Simeão? Eis uma pergunta a considerar! O seu nome esta no livro da vida?
64

Nenhum comentário: