sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 35

Os versículos 9-12 alertam o povo de Deus contra as obras dos astrólogos, mágicos, videntes, espíritas, prognosticadores... enfim contra toda forma de ocultismo. Mais que nuca, multidões hoje em dia seguem essas práticas abomináveis. Que Deus nos ajude a chamar-lhes a atenção como Ele faz com horror!
Israel experimentou na terra prometida o tempo dos juízes, depois o tempo dos reis e o dos profetas. A maioria deles não foi mais do que pastores infiéis. Por isso o Senhor enviou para alimentar Seu povo o Único que, entre Seus títulos gloriosos, é o reto Juiz, O Rei de reis, o Profeta mencionado no versículo 15, e aquele que Israel estava esperando. Pedro, pregando o Evangelho aos judeus, pôde apoiar-se nestes versículos para proclamar a Jesus, Ele é a própria Palavra. Demo-Lhes ouvidos em tudo o que Ele nos disse (v. 15; Atos 3:22; 7: 37).

COMENTÁRIOS

Cap 18 São dadas instruções a respeito dos direitos dos sacerdotes e levitas (1-8), da proibição contra as superstições e magia dos pagãos (9-14), e da lei do profeta (15-20).
18.1 Os sacerdotes levitas. Esses são os ministros do altar que serviam no santuário central; toda a tribo de Levi incluía os demais membros da tribo. Todos os sacerdotes eram levitas, mas nem todos os levitas eram sacerdotes.
18.2 Não terão herança. Deviam cuidar para não se envolverem com os negócios desta vida, cf Tm 2.4. Não teriam território unificado pertencendo à tribo (cf 10.9; 12.12; 14.27-29). Ver também N. Hom. No cap. 10.
18.9-14 Magia, feitiçaria e consulta aos mortos (cf Is 8.9) foram proibidas. Os poderes sobrenaturais de origem satânica, muitas vezes, se manifestam nessas práticas. A seita religiosa do espiritismo é incomparável com o cristianismo bíblico.
18.10 Passar pelo fogo. Provavelmente se refere à prova do fogo, um teste de devoção cabal a Moloque, o deus de Amom (12.31). Veja Lv 18.21.
18.15-22 Após a morte de Moisés, ainda havia necessidade de revelações divinas. Para su
prir a esta necessidade, o Senhor criaria a instituição profética. Mas, segundo a descriminação do profeta ideal feita por Moisés, tais palavras apontam mais parta o Messias. Os profetas, de Samuel a Malaquias, possuíam as características mencionadas, até a certo grau, mas só em Jesus Cristo tal predição foi realmente cumprida. Ver referências.
18.22 Se não cumprir.Muitas seitas religiosas têm sido obrigadas a alterar ou a reinterpretar algumas de suas predições, visto não se terem cumprido como esperavam. Ver também 13.12n. * N.Hom. Faça-se um estudo de Moisés como tipo de Cristo. A citação que segue é útil. “Tanto na vida, como na missão que desempenhou, foi Moisés a personificação de Cristo, pois como Ele, salvaram-lhe a vida quando criança; como Ele, renunciou a um trono para partilhar da sorte de seus irmãos; finalmente, como Ele, tornou-se um guia da salvação de Israel. Foi fiel (Hb 3.2) e manso (Nm 12.3; Mt 11.29); cheio de compaixão e amor (Nm 27.17 Mt 9.36); poderoso intercessor pelo seu povo (Dt 9.18; Hb 7.25) que falou face a face com Deus e irradiou a glória divina (2 Co 3.;7). Tal como Jesus, foi profeta poderoso em obras e palavras (cf Lc 14.19), anunciador da vontade de Deus (Dt 6.1; Ap1.1) mediador da aliança (Dt 29.1; Hb 8.6,7), e finalmente chefe e guia do povo (cf Is rr.3.4)” (NBB, p.24.)

35

Nenhum comentário: