sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG.44

rejeitado entre os homens... dele não fizéramos caso” (Isaías 53:3). Tiago observa que “vós outros menosprezastes o pobre” (2:6), em quanto o Salmo 41 começa da seguinte maneira: “Bem aventurado o que acode ao necessitado”!

COMENTÁRIOS

24.8 Praga da lepra. Devia ser dada cuidadosa atenção à prescrição divina para tratar com essa enfermidade visto que a saúde da comunidade inteira corria perigo.
24.16 Esse princípio de justiça põe a responsabilidade individual em primeiro plano. O princípio não entra em conflito com o juízo divino contra os descendentes daqueles que odeiam o Deus (isenta-os da culpa, mas não das conseqüências) nem repudia o principio da responsabilidade coletiva que existe em certos grupos. * N.Hom. Dois tipos de casamento: 1) O d\casamento fracassado: a) descoberta de um erro cometido (1); b) declaração de fracasso (3); c) separação permanente (4); 2) O casamento bem sucedido: a) a união é feliz; b) o ajustamento exige tempo; c) certas questões devem ser consideradas secundárias.
Texto áureo: Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus
(Mateus 22:29).

Leia Deuteronômio 25:1-10.

O castigo físico era a punição por certas ofensas e tinha de ser infligido, mas dentro de alguns limites. Hebreus 12:9 afirma que essa é uma prerrogativa da disciplina paterna que ajuda a impor respeito (Provérbios 23:13-14). Deus usa a disciplina como vara como exemplo da disciplina que Ele exerce sobre Seus filhos. Lembrando-nos de que “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). No entanto, em Sua sabedoria e conhecimento da cruel natureza do coração humano, Ele colocou um limite: o culpado não receberia mais que quarenta açoites. Para se assegurar de não transgredir essa regra, os judeus tinham por hábito dar quarenta açoites menos um. Paulo nos ensina que os líderes judeus, em seu ódio contra o evangelho, o fizeram passar por essa punição iníqua em cinco ocasiões (2 Coríntios 11:24).
O versículo 4 também nos recorda das obras do apostolo (1 Coríntios 9:9). Por fim, o ensino concernente às responsabilidades dos cunhados foi usado pelos saduceus como uma armadilha para o Senhor Jesus em relação ao tema da ressurreição. Ele lhes respondeu: “Errais, não conhecendo as Escrituras...” (Mateus 22:29). E, quanto a nós, o modo de evitar que nos desviemos é conhecer muito bem a Palavra de Deus e nela confiar.

COMENTÁRIOS

Cap. 25 Regras sobre os limites do castigo corporal (1-3), direito dos animais em serviço (4), casamento sob levirato (5-10), castigo de pecados excepcionais (11,12), justiça nos negócios ( 13-16) e extermínio dos amalequitas (17-19).
25.3 Aviltada. A dignidade do homem, criado à imagem de Deus, era resguardada da degradação pública.
25.5-10 O costume do casamento sob levirato era antigo e não se limitava aos hebreus.
44

Nenhum comentário: