sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG.

de ser aceita. Paulo afirma: “Porque não há autoridade que não proceda de Deus... De modo que aquele que se opões à autoridade resiste à ordenação de Deus” (Romanos 13:1-2;1 Pedro 2:13-17). Mas, aquele que detém o poder é responsável diante de Deus pelo modo que o poder é usado. Muitas instruções importantes são dadas aos reis: não possuir muitos cavalos (orgulho), nem muitas esposas (a concupiscência da carne), nem multiplicar muito para si prata ou ouro (a concupiscência dos olhos), ter a lei divina como o único guia e, finalmente, não se exaltar sobre os seus irmãos (os quais são irmãos, não súditos). Salomão, o rei mais brilhante na história de Israel, transgrediu todas essas recomendações (1 Reis 10:22-18; 11: 1-4; 12:4). Por outro lado Josias, um dos últimos sucessores de Salomão, se distinguiu pela honra que conferira ao Livro de Deus quando este fora achado e mediante os efeitos práticos que a Palavra teve em sua vida (2 Crônicas 34:14 e seguintes). Possuir uma cópia do santo Livro, tê-lo conosco para lê-lo todos os dias de nossa vida, é assim que podemos aprender a temer o Senhor, a conhecer Seus estatutos “para os cumprir”! (v.9).
COMENTÁRIOS

17.9-13 Os tribunais inferiores seriam espalhados pelas aldeias de Israel (16.18), mas tribunais superiores continuaria funcionando no santuário central.
17.12 Para servir ao senhor. O sacerdote e os juízes deviam ser respeitados por agirem em favor de Deus, cf Rm 13.1.
17.14-20 O povo viria a pedir por um rei no tempo de Samuel. Quando o povo solicitou um rei, tinha todo direito de fazê-lo. Samuel fez objeções ao espírito antiteocrático com o que foi feita a solicitação. O povo não solicitou um rei tendo em vista o bem da teocracia Divina. Queriam um rei, afim de que pudessem ser semelhantes às nações vizinhas, e a característica exclusiva da teocracia era que Israel deveria ser diferente das nações adjacentes.
17.19 O terá consigo. É bom que cada qual tenha sua própria Bíblia para uso diário. * N.Hom. O lugar que cabe à autoridade na promoção do bem-estar da sociedade é: 1) Tornado necessário pelas limitações humanas (8); 2) Ordenado por Deus (2); 3) Obedecido como obrigação pelo homem (10-11). * N.Hom. Os investidos em posição de autoridade devem estar cônscios de que: 1) São sujeitos a tentações particulares (16-17); 2) Necessitam vitalmente da Palavra de Deus (18,19a ) - cujo emprego apropriado conduz à reverência (19b ), á obediência (19 b), à humildade (20 a), e ao sucesso (20b).
Texto áureo: O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis.
Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis.
(Deuteronômio 18: 15; Atos 3:22).

Leia Deuteronômio 18: 1-22.

O capítulo 18 nos apresenta aqueles que ocupam posições religiosas. Os profetas são homens com a responsabilidade de falar em nome do Senhor. Que terrível quando lhes falta a honestidade! E frente à essa mentira como palavra de Deus (veja 1 Reis 22:22).
34

Nenhum comentário: