sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 31

15.7 Irmão pobre. Os judeus ortodoxos sempre cuidaram de seus pobres, como também a igreja de Jerusalém (At 4.34,35).
15.8 Emprestarás. Algumas vezes é melhor emprestar que dar. O empréstimo obriga aquele que toma emprestado a trabalhar e ajudar-se a si mesmo.
15.12-18 Em Lv 15.39-46 é ensinado que os escravos hebreus seriam libertados no ano do jubileu. Isto significaria eventualmente que, se o ano do jubileu chegasse antes do escravo ter servido sete anos, este podia ser liberto. Até o tempo do exílio, essa lei da libertação era freqüentemente negligenciada, cf 34.8-20; Nm 5.1-13.
15.13 Não o deixarás ir vazio. Quando o escravo era liberto, devia receber provisões para começar sua nova vida. Isso não é mencionado no livro de Êxodo, senão o povo, dificilmente, deixaria de recair na escravidão.
15.15 Lembrar-te-ás. A lembrança da maravilhosa graça de Deus para conosco na redenção nos leva a seguir o curso da verdadeira obediência.
15.16 Por estar bem contigo. Embora não fosse proibida a escravatura em Israel, as condições de servidão eram, freqüentemente, num clima de bastante liberdade, cf N. Hom abaixo.
15.17 Servo... serva. Os escravos e as escravas eram considerados no mesmo nível social.
15.19 Todo primogênito. No livro de êxodo, declara-se o princípio de que todos os animais primogênitos deviam ser dedicados a Deus. A antiga lei sobre o sacrifício dos primogênitos (cf Ex 13.2,12; Lv 27.26ss.; Nm 18.15ss) é adaptada para as exigências do santuário central. Cf 12.15-28. * N. Hom. A servidão perpétua era: 1) Voluntária (16ª); 2) Impulsionada pelo amor (16b); 3) Simbolizada por um sinal (17, cf Gl 6.17quanto à aplicação espiritual).

Texto áureo: Regozijai-vos sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos
(Filipenses 4:4).

Leia Deuteronômio 16: 1-17.

Das sete festas citadas em Levítico 23, só as três principais são mencionadas neste capítulo: a Festa da Páscoa, que é bem detalhada aqui; a Festa das Semanas ou Pentecoste; e por último a Festa dos tabernáculos. Nestas três grandes ocasiões, cada israelita tinha de subir ao lugar em que o senhor escolhera habitar. A passagem de Lucas 2:41 em diante nos mostra Maria e José indo a Jerusalém, para a festa da Páscoa com o menino Jesus Já Lucas 22:14-38 nos fala da última Páscoa preparada para o Senhor. Essa era uma real necessidade de Seu coração. “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento” (v. 15), disse Ele a Seus amados discípulos.
Aqueles dias solenes eram eventos anuais. Contudo, o Senhor queria que cada israelita lembrasse todos os dias de sua vida (v.3) da saída do Egito e do fato de que o seu povo tinha sido escravizado ali. O redimido do Senhor deve lembrar o lugar do qual foi resgatado pela graça, e não apenas uma vez por ano, nem uma vez na semana, aos domingos. Ele deve ser grato por isso todos os dias de sua vida. Tal lembrança o preser-
31

Nenhum comentário: