sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 54

se desenvolverem, envenenado nosso espírito com toda a sorte de ressentimento, inveja e animosidade. A cura para isso, de acordo com Hebreus 12;15, é não nos privarmos da graça de Deus.
Este capítulo encerra com um versículo reconfortante. Nossa historia, assim como a de Israel, consiste em um lado visível, pelo qual somos responsáveis; e um lado oculto o da graça, do qual somente Deus tem pleno conhecimento. Certas tapeçarias são bordadas do fim para o início. Enquanto o trabalho é feito, apenas se vêem nós e linhas desordenadas na peça; somente o artesão sabe o que está fazendo. Quando o bordado fica pronto, o desenho surge no outro lado em toda sua beleza e perfeição. “As coisas reveladas” correspondem ao lado visível da obra divina. Aflições, provas, disciplinas por vezes nos parecem contrarias aos planos de Deus. As em breve, na magnificência do Lugar Celestial, admiraremos o lado oculto do trabalho de Deus e entenderemos completamente Seu amor.

COMENTÁRIOS

29.18 Raiz que produza erva venenosa. A idolatria seria como uma raiz a produzir fruto amargo, cf v 22-28.
29.19 Terei paz. O idólatra conhecer a seriedade de sua ofensa, mas acha que pode pecar impunemente. Para acrescentar à sede a bebedice. Provavelmente uma expressão proverbial. O sentido é que, embora a idolatria começasse em pequenas escala, se propagaria e resultaria na ruína de todo o povo.
29.20 Deus manifestaria a Sua ira e o Seu zelo porque só Ele tem o direito de ser amado pelo Seu povo, embora eles preferissem amar aos ídolos. Apagará. Cf Ap 22. 18,19.;
29 23 Admá... Zeboim. Cidades que se localizavam perto de Sodoma e Gomorra (cf Gn 14.2) e partilharam de sua mesma sorte. A dramática destruição daquelas cidades servia de horrível memória do juízo divino, cf Oséias 11.8.
29.29 As reveladas. Há mistérios divinos que vão além de compreensão humana. Mas o que precisamos saber nos foi revelado, e a isto devemos dar a nossa atenção. *N.Hom. Em Sua graça, Deus dá a Seu povo: 1) Livramento (2); 2) Orientação (5a); 3) Apoio: 1) (5b,6); 4) Vitória (7); 5) Herança (98); cf 4.20n). *N.Hom. Os perigos da apostasia: 1) Engana (19a); 2) Infecta a outros (19b, nota); 3) Condena (20ss).

Texto áureo: Porque esta palavra está muita perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a fazeres
(Deuteronômio 30:14)

Leia Deuteronômio 30: 1-14.

54

Nenhum comentário: