sábado, 19 de dezembro de 2009

PAC. 4

1.32 Nem por isso creste. O pecado que expulsou Israel de Canaã (hb 3.19) e que expulsa o pecador do céu (Jo 3.18,36) é a incredulidade. É um pecado contra o remédio para o pecado.

1.37 Contra mim se indignou. Os juízos de Deus são imparciais. O incidente é mencionado aqui porque suas conseqüências foram a exclusão de Moisés de Canaã, juntamente com a expulsão da geração mais antiga (cf 5.35 e 35.10n.).

1.38 Josué...entrará. No anúncio do julgamento houve também a manifestação da misericórdia de Deus. Calebe (36) e Josué haveriam de ser poupados, como também toda a segunda geração de Israel (38,39).

1.45 Não nos ouviu. O Senhor não aceita nem atende os que se aproximam dEle na incredulidade.

1.46 Muitos dias. As tristes conseqüências da incredulidade: quarenta anos no deserto, quando poderiam ter chegado ao seu destino em onze dias (2)! * N. Hom. Pecados graves que devem ser evitados: 1) A desobediência e a rebeldia contra Deus (26); 2) Acusar a Deus de ter errado (27); 3) A incredulidade (32). * N. Hom. Características do servo fiel de Deus: 1) Desejo de ver o povo experimentar as bênçãos de Deus (11); 2) Cuidados para que todos sejam tratados com eqüidade (17); 3) confiança que o Senhor suprirá as necessidades do povo (29,30); 4) Franqueza ao apresentar ao povo os pecados deste (32) * N. Hom. Pecados que levam à derrota certa: 1) Confissão sem arrependimento autêntico (41ª); 2) Presunção sob o disfarce de zelo (41b, 43b); 3) Esforço sem auxílio divino (42, 43).


Texto áureo: Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.

(Mateus 28:20).

Leia Deuteronômio 2:1-13.

O Senhor Jesus, o verdadeiro Moisés deseja que lembremos do deserto não apenas como um lugar onde cometemos muitos erros graves (1:32-46), mas que nos recordemos de Sua incansável bondade e paciência durante toda a jornada. “O SENHOR, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou”, afirmou Moisés ao povo (v7). “Faltou-vos por ventura, alguma coisa?” perguntou Jesus a Seus discípulos ao deixá-los: “Eles responderam: Nada” (Lucas 22:35). É desta forma que a presença do Senhor conosco todos os dias segundo a Sua promessa fiel (Mateus 28:20), é uma garantia de que Ele conhece nossas necessidades e fará provisão para elas segundo os Seus ilimitados recursos. “O SENHOR... sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos...” (deuteronômios 2:8) O Senhor mede a extensão do deserto e o tempo que leva para atravessá-lo. E o que Ele dá é em proporção à necessidade.

Chega o momento quando voz divina é ouvida: “Tendes já rodeado bastante esta montanha” (v3).

Meus queridos irmãos, em breve ouviremos o chamado do céu que dará um fim à nossa peregrinação: a familiar voz do Senhor Jesus nos convocando a encontrá-Lo “no ar”. Que alegria perspectiva!

4

Nenhum comentário: