sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 30

14.23 Comerás. O ofertante podia comer dos dízimos (presume-se, porém, que apenas uma pequena parte do mesmo), pela festa de comunhão no santuário. Exceção a isso haveria no terceiro e no sexto ano (28,29), e também no ano sabático bissexto (Êx 23.11). * N.Hom. Grandes bênçãos desfrutadas pelo povo de Deus: 1) Adoção (27); 2) Santificação (2a ); 3) Eleição 2b). * N.Hom. Propósito dos dízimos e ofertas: 1) Reconhecimento de que Deus é o Doador (23); 2) Sustento do trabalho ministerial (27); 3) Alivio das necessidades de outros (29).
Cap 15 Moisés dá ordens sobre o ano da libertação (1-11), sobre a servidão dos hebreus(12-18) e sobre o sacrifício dos animais primogênitos (19-23).
15.1-11 O caráter mais específico das prescrições nos livros de êxodo e Levítico se deve ao fato de que se destinavam a um povo nômade, enquanto o caráter mais geral das prescrições do livro de Deuteronômio se destinava a um povo prestes a se estabelecer na sua terra.
15.1 Farás remissão. Os que haviam tomado dinheiro emprestado e não podiam saldar a dívida antes do ano da remissão teriam essa dívida perdoada nessa ocasião. Os comentaristas judeus concordam que a remissão do empréstimo não era temporária, mas mas absoluta. Porém, podia-se pagar a dívida por questão moral.
15.3 Estranho. A palavra hebraica aqui usada é nokhri. Ver nota de 1.16. Estes principalmente egípcios ou outros que visitavam a negócio, teriam meios de pagar.
15.4 Não haja pobre. Se a vontade de Deus fosse perfeitamente obedecida, chegar-se-ia à ocasião que não haveria mais pobreza (3-5). Enquanto não chegar esse tempo, porém, nunca deixará de haver pobres na terra (11)
Texto áureo: E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis
(Colossenses 3:23-24).
Leia Deuteronômio 15: 7-23.

Alegria não apenas para o que Dar é uma fonte de recebe, mas também para quem dá (Atos 20:35). É uma alegria que o próprio Deus experimentou mais que qualquer outra pessoa, sendo Ele o “Pai das luzes” de quem emana toda boa dádiva a nós todo dom perfeito (Tiago 1:17). E para que os Seus possam compartilhar desse sentimento, Ele lhes dá oportunidade para dar. Que incoerência se o coração deles estiver pesado ao dar (v.10)! Nunca esqueçamos que “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).
“Pois nunca deixará de haver pobre na terra” (v.11). “Porque os pobres, sempre os tendes conosco”, disse o Senhor Jesus (João 12: 8). Sempre haverá oportunidade para que experimentemos a alegria de dar, mesmo que seja apenas uma palavra de verdadeira compaixão e solidariedade. A oportunidade pode muito bem jazer “em nossa porta” (Lucas 16:20), faltando-nos os olhos do coração para aproveita-la! “O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre” (Provérbios 22:9). E o exemplo do servo hebreu, uma figura de Cristo, perseverando nessas instruções, nos recorda que tudo o que fazermos para alguém mais pobre ou menor que nós, fazemos para o Senhor Jesus.

COMENTÁRIOS
30

Nenhum comentário: