sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 53

Todo Israel estava reunido para ouvir as palavras da aliança. O pode e o amor do Senhor tinham feito grandes milagres a favor do povo. Eles haviam visto cada uma de suas maravilhas (v.2), mas não com os olhos do coração (v. 4; Efésios 1:18). Os milagres feitos em benefício daquela nação não tiveram nenhum efeito moral sobre a sua consciência. Aconteceu a mesma coisa no período em que o Senhor Jesus esteve no mundo. “Muitos, vendo os sinais que Ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles” (João 2:23-242). Também corremos o risco de nos assemelharmos a eles sempre que nos contentarmos apenas com o conhecimento apenas com o conhecimento intelectual da verdade.
Contudo, o versículo 4 confirma que até então Deus não tinha dado a Israel ouvidos capazes de ouvir. Portanto, será que a falha foi do povo? Claro que sim! O apóstolo Paulo julga esse povo responsável por ter fechado os ouvidos de livre e espontânea vontade por medo de ouvir e converter-se (Atos 28:27-28). Ele continua: “Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão”. O Senhor deseja que isso não seja em vão e que nenhum de nós endureça o coração hoje quando ouvir a Sua voz (Hebreus 3:7,8,15; 4:7). Note a freqüente repetição da palavra “hoje” ao longo do livro de Deuteronômio.

COMENTARIOS

29.4 o Senhor não vos deu. Isto não significa que Deus fosse culpado da cegueira espiritual de Israel. Positivamente, Deus não provoca a rebelião do homem contra Si, mas Ele conformou o coração do homem de tal maneira que, cada vez que este se recusa a fazer a vontade de Deus, torna-se menos sensível à próxima chamada ou mandamento. A consciência, assim, torna-se menos acessível, e o coração vai-se endurecendo.
29.10 Todos. A aliança abarca tudo, desde os líderes do povo até as crianças e os servos.
29.15 Aquele que não esta aqui. A referência é à posteridade deles.

Texto áureo: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois
(João 13:7).

Leia Deuteronômio 29:18-29.

Até agora, o assunto tem sido o povo como um todo. Os versículos 18 a 21 aplicam-se a indivíduos, homens e mulheres que se afastam do Senhor. Erva venenosa e amarga (v. 18) é planta cujos frutos crescem em lugares não cultivados. Quando nosso coração está “em situação selvagem”, não devemos surpreender-nos se certa raízes de
53

Nenhum comentário: