sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

pag.14

Mc 10.17-22 e rm 7.7,8. * N. Hom. Obrigação do homem: 1) Para com Deus (7-15); Para com outros (16-21). (Estudar a cada mandamento, observando o pleno escopo de suas implicações positivas e negativas. cf Mt 22.36-39; cap 7, etc.).
Texto áureo: Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar... Fez o que era reto aos olhos do SENHOR... no oitavo ano do seu reino, sendo ainda moço, começou a buscar a Deus de Davi... e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição
( 2 Crônicas 34: 1-3).

Leia Deuteronômio 5: 22-33.

A lei foi entregue. O Senhor não tem nada que Acrescentar a ela. O povo agora reage de modo alegre e espontâneo. Quão precioso é o primeiro amor por Deus! “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem...” confirma o Senhor ao Seu servo (v.29). Muito mais tarde, no tempo de Jeremias, Ele recorda aquele dia feliz: “Lembro me de ti... do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto...” E com que tristeza Ele teve de acrescentar. “Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jeremias 2:2, 32).
Sim, o povo falou bem, “em tudo falaram eles bem” (v.28). Contudo, Deus não está satisfeito só com palavras. Ele nos julgará segundo as nossas ações. “Cuidareis em fazer como vos mandou o SENHOR...”(v.32). Peçamos ao Senhor que efetue em nós “tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).
Um caminha fora traçado, do qual não nos devemos desviar, “nem para a direita, nem para a esquerda” (vv.32-33). Quantas vezes nos temos afastado repetidamente do caminho da obediência, atraídos por um objeto desconhecido ou aterrorizados por um obstáculo. Sigamos o exemplo de Josias, aquele jovem rei cuja devoção brilha no meio das trevas idólatras de seu tempo. Ele é a única pessoa de quem é dito que e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda” (2 Crônicas 34:2).

COMENTÁRIOS

A. Entrega dos andamentos (5:22-33). Novo Comentário da Bíblia. Moisés repete agora as circunstâncias em que entregou a Lei numa exortação à obediência. Fogo... nuvem... escuridade (22). CFr. 4:11 nota, 12 nota. Nada acrescentou... escreveu (22). Cfr. 4:13 nota com Ap. 22:18. Sua Glória (24) Cfr. Ex. 33.18. Chega-te... e ouve (27). O povo ouviu o trovão, e só Moisés as palavras. Cfr. João 12:29; At. 9:7. Moisés é, por isso, um mediador entre Deus e o povo; Gálatas 3:19) e, nessas condições, um tipo de Cristo. Cfr. 34:10 nota. Temessem (29). Cfr. 4:10 nota. Todos os dias... para sempre (29). É eterna a obrigatoriedade dos mandamentos do Senhor. Cfr, 4:8 nota.

Texto áureo: A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não h á quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a min há porção para sempre
14

Nenhum comentário: