sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 24

rança no céu que está diante de nós seja apropriada para estimular o coração. Estando constantemente diante de um passado que foi minuciosamente planejado pela graça e de um glorioso futuro, o nosso caminhar diário tenderá a ser reto.
Que contraste entre a terra da promessa e o Egito, uma figura do mundo! Mesmo hoje em dia para obter água, os egípcios têm de trazê-la arduamente aos canais usando um tipo de moinho movido primitivamente pelos pés (final do v.10), ao passo que na terra de Canaã a chuva do céu provia água livre e abundantemente. Sim, que contraste entre os escassos esforços do homem do mundo em promover sua própria felicidade, e o bendito solo no qual agora está o redimido Senhor, que recebe tudo da graça de seu Deus.
“Visto como, na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação... nós pregamos Cristo crucificado” (1 Coríntios 1:21-23).

COMENTÁRIOS

11.1 Preceitos. Heb mishmãr, lit “aquilo que se deve guarda”, portanto, a soma total daquilo que Deus ordenou ao povo observar. A palavra está no singular. Estatutos. Heb hõg, que provem da que provem da idéia de “gravar”, “fixar indelevelmente”, “delinear”, “estabelecer”. Significa “lei” ou, “estatuto”, no sentido de ser estabelecido como norma inviolável. Juízos. Heb mishpãt, o pronunciamento do juiz depois de ter encaminhado o caso. É o veredicto de Deus sobre a situação humana, é a receita de como se deve colocar em prática a justiça na vida diária. Mandamentos. Heb miçwâh, deriva da raiz çãwâh, “estabelecer”, “colocar”, “dar ordens”. Os mandamentos são deveres e instruções que se confia a pessoas de posição inferior.
11.6 Datã e Abirão. Os juízos divinos manifestos em forma de lilagre, no passado, deveriam servir de solene advertência para os que agora vivem (cf Nm 16; Jz 5).
11.8.9 Cf 6.1-3.
11.10 Não é como a terra do Egito. O Egito dependia de irrigação para ser frutífero, mas Canaã dependia da bênção direta de Deus, cf 8.7. Deus dá gratuitamente aquilo pelo que o mundo trabalha. Com o pé regáveis. O pé era usado para abrir e fechar pequenos canais em lugares onde a água era necessária.
11.11 Da chuva dos céus. Em Canaã, a fertilização se realizavam pelo gracioso dom de Deus das chuvas de outono (outubro e novembro), que caíam na época das sementeiras e faziam germinar as sementes. Por outro lado, as chuvas da primavera (março e abril) beneficiavam os cereais que só em maio ou junho eram colhidos (14), cf Tg 5.7.
11.13 Se diligentemente obedecerdes. A prosperidade de Israel, tão dependente das chuvas, dependia da obediência do povo para com Aquele que controlava a chuva.
Texto áureo: Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a benção, quando ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos mando: porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus
( Deuteronômio 11:26-28).

Leia Deuteronômio 11: 16-32.

24

Nenhum comentário: