sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 65

COMENTÁRIOS

33.13-17 José. Moisés ora para que essa tribo seja abençoada com abundância material da natureza (13-16) e com poder militar (17).
33.16 Príncipe. José desfrutaria da posição de preeminência perdida por Rúben. Seus dois filhos, Efraim e Mansés , eram tribos separadas.
33.17 Miríades. A ARC diz “dez milhares de Efraim”. O irmão mais novo teria preeminência sobre o mais velho, que tem apenas “milhares”, cf. Gn 48.14ss.
33.18,19 Zebulom, Issacar. Zebulom teria sucesso no comércio, e Issacar teria prosperidade na agricultura pátria.
33.20,21 Gade. Essa tribo preferiu habitar o lado oriental do Jordão, mas, ao mesmo tempo, ajudou as outras tribos a conquistarem sua herança, cf 3.18.
33.22 Dã. Como um leão ou serpente (Gn 49.17), Dã seria perigoso para os adversários. Muitos danitas, depois, migraram para o extremo norte de Israel.
33.23 Naftali. Essa tribo foi favorecida por possuir uma bela e fértil região, especialmente na sua parte sul, junto às praias do mar da Galiléia.
33.24,25 Aser. Território famoso por suas oliveiras. Ferrolhos. A referência é à proteção de Aser contra os inimigos vindos do norte. Paz. Uma melhor tradução seria força, heb dabhá * N. Hom. Serviços: 1) testados (8b); 2) Prestado (9); 3) Galardoado (8ª,10,11).

Texto áureo: E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, aquém o SENHOR conhecera face a face
(Deuteronômio 34:10).

Leia Deuteronômio 34:1-12.

Moisés passou quarenta anos com Faraó, quarenta com Jetro na escola de Deus e, por último, quarenta no deserto conduzindo Israel. No início ele vira a “grande maravilha” da sarça ardente. Então, pela fé, “per-maneceu firme como quem vê aquele que é invisível” (Hebreus 11:27) Chegando ao final de sua jornada, não se lhe escureceram os olhos (v.7) e este homem de Deus contemplou a vista maravilhosa da terra de Canaã.
Então chega o momento em que, de acordo com as próprias palavras do Salmo 90:3, sob a ordem de Deus, o ser humano retorna ao pó. Porém, Moisés é enterrado pelo próprio Senhor em uma comovente atitude de honra (v.6). A partir desse momento, Moisés se torna uma das testemunhas da fé que aguarda a glória prometida enquanto se alegram na presença dAquel que é a perfeita recompensa ( Mateus 17:3). O que é a perda da terra em comparação com a recompensa celestial? No final dessa parte da Bíblia, composta dos cindo livros de Moisés, ou Pentateu-
65

Nenhum comentário: