sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

pag. 12

4.29 De lá. Não importando onde estiver, nem suas circunstâncias, qualquer um pode encontrar a Deus se realmente o Busca de todo o coração (Jo 4.23,24).
4.31 Aliança...teus pais. Embora Israel viesse a sofrer a pena máxima (27) por violar o pacto mosaico, Deus seria gracioso para com Israel, à base do pacto abraâmico anterior. Cf 30.20; Lv 26.33,42; Gn 15. * N.Hom O emprego de objetos matérias para adorar a Deus: 1) É incompatível com a natureza espiritual de Deus ( 15); 2) Conduz à adoração aos próprios objetos (19); 3) Pode levar a uma vida corrupta (16);, 4) Incorre na ira de Deus (25b -26).
4.34 Desde os princípios da existência humana, os homens foram desenvolvendo crenças e costumes religiosos, e, já no tempo de Moisés cada tribo e região tinha sua religião local, imutável, já havia séculos. Eram idéias humanas produzidas pelo fato de a própria natureza do universo proclamar muita coisa sobre Seu Criador, Sl 19.1. A idéia de Deus procurar deliberadamente um povo, resgatando-o com amor e poder, era desconhecida aos pagãos.
Texto áureo: amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiro, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.
(1Pedro 2:11).

Leia Deuteronômios 5:1-21.

Para Israel agora é uma questão de ouvir os estatutos e juízos do Senhor, “para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes” (v.1). Esses são verbos significantes para cada um de nós em relação à Escritura com o um todo! A lei é naturalmente a mas importante de todas as instruções para Israel. Por um lado, ela revela a perfeição de Cristo que a cumpriu ao pé da letra e, por outro a maldade do homem, o qual é capaz de praticar tudo o que é proibido aqui (Leia 1 Timóteo 1:9). O fato de Deus ter sido obrigado a dizer: “Não matarás... Não furtarás” confirma que essas 9nnclinações para o mal estão dentro de nós. Eis por que a lei tem um caráter predominantemente negativo. A própria vida cristã também consiste em coisas das quais se abster e em coisas que nos são proibidas. O filho de Deus é exortado em 1 Pedro 1:14; 2:1 e 11 a não se amoldar às paixões, a se despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas... a se abster das paixões carnais... Mas o cristianismo é igualmente rico em mandamentos positivos, uma vez que o crente possui a nova vida que é capaz de cumpri-los. Se Deus exige de nós um coração livre de paixões, é porque Ele nos dá um Objeto capaz de satisfazer a esse coração, algo que a lei não podia fazer.
COMANTÉRIOS

Cap. 5-11 Esta seção contém o segundo discurso de Moisés, que apresenta uma extensa exposição dos Dez Mandamentos, com exortações à obediência. Faz-se referência especial aos dois primeiros mandamentos.
Cap. 5 Moisés começa o discurso com uma introdução aos Dez Mandamentos (1-5). Então repete os mandamentos (6-21) e explica mais plenamente o que ocorreu no Sinai, após o livramento do povo (22-33).
5.3 Não foi com nossos pais. Isto é: não só com os nossos antepassados, mas também conosco.
5.5 Entre o Senhor e vós. Moisés era mediador e intercessor. Cf. nota sobre 9.25.
12

Nenhum comentário: