sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG.. 3

tudo quanto Deus preparou para uma vida vitoriosa. Não temas. O temor ao Senhor tudo quanto Deus preparou para uma vida vitoriosa. Não temas. O temor ao Senhor deveria dissipar o deveria dissipar l temor do homem (3.2,22; 20.3,4; 31.6,8).

1.25 É terra boa que nos dá o Senhor. O fato de que a terra era uma dádiva de Deus permeia o livro inteiro e é parte essencial de sua mensagem. Respeitar-se-ão, todavia, as antigas fronteiras (19.14) e a santidade do lugar (21.23), mas não serão esquecidas as promessas da vitória (27.2.3), as bênçãos (15.4), e mesmo avisos de vários gêneros (28.52).

1.28 Maior e mais alto. Os inimigos do povo de Deus eram poderosos. Cf Ef 6.12. Mas Deus não quer que Seu povo lute contra o inimigo apenas com suas próprias forças. Fortificadas até aos céus. Escavações recentes anteriores ao período mosaico, fortificadas com altas muralhas, as quais davam acesso uma única entrada construída em declive.


Texto áureo: Como um pai se compadece de seus filhos assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem

(Salmo 103:13).

Leia Deuteronômios 1:29-46.

O deserto era grande e terrível. Mas como Israel o atravessou? Nos braços do Senhor (v. 31). À declaração que expressa profunda ingratidão do Povo: “Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito” (v.27), ouçamos somo Deus responde pela boca de Moisés; “O SENHOR vosso Deus, nele [no deserto] vos levou, como um homem leva a seu filho” (v. 31). Que ternura nessa comparação! O texto de Atos 13:18 completa: “E suportou-lhes, como uma mãe, os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto”. O poderoso amor de um pai, a profunda ternura de uma mãe; Deus que ser tudo para os Seus ( veja Salmo 103:13; Isaías 66:13)! O que um amor como esse exige em contrapartida? Nada além de completa confiança, tal como uma criancinha demonstra ao se permitir ser carregada nos braços dos pais.

Outra prova da fidelidade do Senhor foi o modo pelo qual Ele abrira o caminho para o Seu povo, explorando lugares e depois guiando-os de um lugar de descanso a outro (V.33). Enviar os espias (v.22) não representa desconfiança e dúvida de Seu terno cuidado?

Os temores da descrença foram substituídos por um ar de leviandade e presunção – uma atitude que inevitavelmente conduziria à derrota diante do inimigo e que, subseqüentemente, fez com que vertessem lágrimas de amargura (v. 45).

3

Nenhum comentário: