sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 33

A necessidade de suas ou três testemunhas para estabelecer determinada acusação ou fato deixa claro o quanto somos falíveis e estamos separados de Cristo, a única “Testemunha fiel e verdadeira” (Apocalipse 3:14. João 8:14).

COMENTÁRIOS

16.18-20 Enquanto Israel esteve no deserto, tinha juízes e oficiais, segundo seus números (Ex 18.25). Em Canaã, porém, deviam ser escolhidos segundo suas aldeias e cidades.
16.21,22 Os cananeus praticavam ritos grosseiramente imorais. Tais ritos foram uma grande tentação para os israelitas até a época do exílio, cf Is 57.3-8.
16.22 Coluna. Era uma pedra posta de pé sobre uma das extremidades, talvez representando a divindade masculina. * N.Hom. As três festas anuais podem ser usadas para ilustrar importantes verdades do Novo Testamento: 1) Páscoa. Assim como essa festa comemorava o sacrifício pascoal e o livramento de Israel da escravidão egípcia, assim a Ceia do Senhor comemorava o sacrifício de Cristo e o nosso livramento da escravidão do pecado (Lc 22.19; 1ª Co 5.7,8); 2) Festa das semanas. Esta festa, depois conhecida como Pentecostes, era caracterizada pelas primícias da colheita, como também na igreja cristã o dia de Pentecostes foi marcado com as primícias do dom do Espírito Santo (At 2.14-18); 3) Festa dos Tabernáculos. Essa marcava o fim da colheita, como também haverá grande colheita no fim desta era (Mt 13.39-41; Ap 14.14-20).
Cap 17 Essas instruções dizem respeito à perfeição dos animais oferecidos a Deus, cf Lv 22.17-33. Os sacrifícios do antigo Testamento eram tipos de Cristo o “cordeiro sem defeitos e sem mácula” (1ª Pe 1.9; cf Hb 9.14).
17.3 Sol. Heb shemesh, que sob o nome próprio Shamash e outros nomes, era adorado por vários povos semíticos, assim como era a lua, heb yareah. É por este motivo, para demonstrar que o sol e a lua não eram divindades poderosas, e sim, apenas objetos que obedeciam aos propósitos divinos, que estas duas palavras hebraicas não são mencionadas na narrativa da criação do mundo, Gn 1.15, sendo chamados de “luzeiros”. O exército dos céus se refere à adoração dos planetas e estrelas.
17.5 Os apedrejarás, até qeu morram. A morte era a pena tanto para a idolatria como para instigação à mesma (13.5,9,15).
17.7 A mão das testemunhas. A confiança em seu próprio testemunho precisava ser pelo ato de assumirem a responsabilidade de desfechar os primeiros golpes.

Texto áureo: Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor... Porque assim é a vontade de Deus, que fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos... como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade Temei a Deus. Honrai o rei
(1 Pedro 2:13-17).

Leia Deuteronômio 17: 8-20.

Uma sentença proferida pelo sacerdote ou pelo juiz infundia autoridade e tinha

33

Nenhum comentário: