sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

pag. 16

Texto áureo: Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falaras assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te
(Deuteronômio 6:6-7).

Leia Deuteronômio 6: 16-25-7:1-6.

Tentar a Deus (v.6) significa efetivamente colocá-Lo diante de uma situação difícil para provar o que Ele diz. Não é nada menos que incredulidade. Em Massa, o povo queria ter certeza de que o Senhor verdadeiramente estava entre eles (Êxodo 17:7), ao passo que o Senhor Jesus não tinha a menor necessidade de Se atirar do pináculo do templo para saber que ordens tinham sido dadas aos anjos a Seu respeito (Mateus 4:6).
De acordo com o versículo 7 da capítulo 6, os pais eram responsáveis por ensinar as palavras do Senhor a seus filhos, Já o versículo 20 mostra os filhos questionando seus filhos. Já o versículo 20 mostra os filhos questionando seus pais. Tais perguntas são feitas de antemão em três outras ocasiões. Em Êxodo 12:26, o assunto é a Páscoa (Qual é o caminho da salvação). A passagem de Êxodo 13:14 lida com a separação que segue (Porque esta contínua separação do mundo?). Finalmente Josué 4:6 diz respeito às doze pedras tiradas do Jordão e colocadas em Canaã (uma pergunta relativa à posição celestial do crente e à unidade da Igreja como o corpo de Cristo). Queridos jovens amigos, façam essas perguntas! Que excelentes respostas vocês receberão (Vv. 21-25)!
Israel não devia poupar nada pertencente aos cananeus nem aos seus deuses. Isto não era para satisfazer o espírito militar e tirânico que geralmente motiva as nações vitoriosas, mas porque Israel era um povo santo ao Senhor (v.6).

COMENTÁRIOS

6.16 Não tentarás ao Senhor. Cf Sl 95.8,9 e Hb 3.15. Israel não deveria ser presunçoso ao ponto de submeter Deus a um teste, buscando prova de Sua presença e poder. Devemos confiar na suficiência de Sua Palavra.
6.20 Que significam os testemunhos. A Palavra de D é válida para cada geração. Nossa responsabilidade é compreender a Sua palavra para que possam os prestar adoração e serviço inteligente, afim de transmitir a outros essa grande herança.
6.23 Esta tríplice declaração é, ao mesmo tempo, básica e sumária. Nota-se o fato, o propósito por trás do fato, e a razão que subjaz tanto o fato como o propósito.
6.25 Será para nós justiça. A lei desvenda o padrão de conduta que é justiça perante Deus. Justiça, heb tsdhãgãh, é uma das palavras-chaves do Antigo Testamento. Significa tudo aquilo que é reto, justo e verdadeiro, resumindo num “juízo de justiça” (16.18) ou “num peso inteiro e justo” (25.15), cf Pv 24.15; 253.5n. * N.Hom. O tipo de amor que Deus quer (5): 1) Um amor que envolve a todo o nosso ser (coração, alma); 2) Um amor que é ativo (a tua força). * N.Hom. Tornando a Palavra de Deus de valor prático: 1) Em nossas vidas pessoais (6): 2) Na instrução de nossos filhos (7ª); 3) Em nossa conduta diária (7b). * N. Hom. Permanecendo fiel a Deus em tempos de prosperidade. 1) O perigo da infidelidade (13,14) Reverência (temerás). Serviço (servirás). Testemunho (jurarás). Lealdade (não seguirás outros deuses). 3) O motivo da fidelidade (15). * N. Hom. Fazer uma aplicação
.16

Nenhum comentário: