sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG.. 57

sua localização (cf 12.30m) ou mudança de liderança (cap 27n).
31.7,8 Josué já fora nomeado sucessor de Moisés (nm 27.18-23). Agora Moisés o encorajava a enfrentar sua nova responsabilidade.

Texto áureo: Eu sararei a sua perversão, eu voluntariamente os amarei
(Oséias 14:4).

Leia Deuteronômio 31:7-18.

Tendo estimulado Israel a ser forte e corajoso (v. 6)), Moisés dirige palavras semelhantes a Josué (v.7). A fonte da coragem é a mesma em ambos os casos: o Senhor que andaria com eles.
Moisés escreveu a lei. Ela tinha de ser lida! Ele dá uma última instrução para que os divinos mandamentos fossem lidos periodicamente diante de toda a nação: homens, mulheres e crianças. Com qual propósito? “Para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei” (v.12). É pela mesma razão que hoje nos reunimos: para que haja leitura e meditação na Palavra. As crianças devem estar lá junto com os pais. Queridos jovens, não negligenciem essas reuniões, “como é costume de alguns” (Hebreus 10:25).
Por que, depois de ter prometido a Israel que jamais abandonaria o povo (v.6), Deus anuncia: “desampará-lo-ei e dele esconderei o rosto” (v.17)? Porque haveria um tempo em que o povo iria abandonar o seu Deus e quebrar a aliança (v.16). Contudo, uma promessa final foi feita pela boca do profeta Oséias: “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei” (14:4)

COMENTÁRIOS

31.9 Este versículo e o 22 revelam-nos, sem dúvida, a autoria de Moisés (cf Nm 33.2). As frases que geralmente iniciam os capítulos, como as seguintes: “São estas as palavras” (1.1), “esta é alei” (4.44); “estas são as palavras” (29.1); “esta é a benção” (33.1) são expressões próprias de um compilador, provavelmente o mesmo autor inspirado do cap 34. Não é fácil, no entanto, distinguir com exatidão o que foi o não escrito pela mão de Moisés. Fora de dúvida é a inspiração do livro, escrito, quando muito, por um contemporâneo de Moisés.
31.10 De cada sete anos. A leitura da lei, cada sete anos, não era o único meio de ensinar ao povo as obrigações da aliança. Os pais também tinham o dever de instruir regularmente aos seus filhos (6.7,20ss). A instrução normal na Palavra de Deus, no templo ou na escola, não tornava a instrução paterna menos necessária.
31.14-23 Deus convocou Moisés e Josué à sua presença para co-missionar pessoalmente o novo Líder (14,23). Nesse encontro, Deus con-
57

Nenhum comentário: