sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 7

Em contrate, o que o cristão deve imitar aqui é a mansidão com a qual Israel apresenta seu testemunho (vv.27-29).

COMENTÁRIOS

2,28,29 O rei de Edom se recusara a deixar Israel atravessar o seu pais. Mas quando os israelitas circundaram Edom, o povo da área, evidentemente, se dispôs a vender-lhes provisões.

2.30 Endurecera o seu espírito. A hostilidade de Seom (Nm 21.23) fazia parte do propósito divino. Mas isso não significa que haja qualquer incoerência entre a liberdade humana e a sabedoria de Deus. Ver nota em 29.4, cf Ex 7.1-5 (notas).

2.33 Derrotamos a ele. Há notável paralelo entre a derrota de Seom e a de Faraó, no Êxodo. Ambos requeridos a prestar um favor a Israel. Ambos se mostraram hostis a Israel. Ambos foram derrotados porque o Senhor combateu em favor de Seu povo. * N.Hom. Relação de Deus com Seu povo (vista nos caps 2 e 3): 1) Ele instrui (2.3.37). 2) Ele cuida d suas necessidades (2.7). 3) Ele os encoraja (3.2,28). 4) Ele manifesta Seu poder em favor deles (2.25,33; 3.22).


Texto áureo: [Disse Jesus:] Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize

(João 14:27).

Leia Deuteronômio 3:1-17.

Quando o inimigo sai ao encontro do povo, o Senhor começa encorajando e tranqüilizando Moisés: “Não temas” (v.2). Então a vitória é alcançada: “Ferimo-lo, até que lhe não ficou nenhum sobrevivente... Destruímo-las totalmente... Tomamos... esta terra em possessão...” (vv.3,6 e 12). As cidades que eram grandes e fortificadas até aos céus (1:28) tinham dado a impressão de inconqu8istáveis ao descrente Israel. Moisés agora proclama: “Nenhuma cidade houve alta demais para nós”(2.36). E os gigantes que os tinham aterrorizado? Deus recorda mais tarde: “Todavia, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros, e que era forte como os carvalhos” (Amós 2:9). Ogue, o rei de Basdã, um dos terríveis gigantes, fora entregue, juntamente com todo o seu povo, nas mãos de Israel, exatamente como tinha sido Seom. Deus demonstrou assim Seu poder e o usou para beneficiar Seu povo. Um pensamento apropriado para nos encorajar sempre que o poder do inimigo ameaçar nos amedrontar! “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo”, declara João em sua primeira epístola. “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (5:4). Ela é triunfante por descansar nAquele que é mais forte que o mundo. “Tende bom ânimo”, nos diz o Senhor Jesus, “eu venci o mundo” (João 16:33).

COMENTÁRIOS

Cap 3 Moisés relata a batalha contra Ogue, rei de Basã, e a distribuição do território às tribos e meia. Seu retrospecto histórico conclui com Israel situada defronte de Bete-Peor, nas planícies de Moabe.

3.1 Oge, rei de Basã. Govenava do rio Jaboque, sobre o norte de Gileade e Basã, até o monte Hemom (8-10,13;Js 12.5).

7

Nenhum comentário: