sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 12

4.15 Aparência nenhuma vestes. Ninguém jamais viu a Deus Pai (Jo 1.18) Deus é espírito (Jo 4.24), é errado o homem tentar representa-lo materialmente para um auxílio à adoração. Quando o antigo Testamento se refere a manifestações visíveis de Deus, pode referir-se a um aparecimento do Cristo pré-encarnado. Um estudo cuidadoso de todas as referencias do Antigo Testamento ao “anjo do Senhor” parece indicar que assim sucede. Veja a nora de 2ª Cr 3.1.

4.19 O sol, a lua. Já no tempo de Abraão se erguiam grandiosos templos à lua, em Ur. No Egito, em Om (Heliópolis), prestava-se culto ao sol.

4.20 Povo de herança. Os crentes de hoje também são povo de uma herança (1ªPe 1.4), neste caso eterna.

4.24 Deus zeloso. A palavra hebraica qãnã, tanto pode significar “zeloso”, como “ciumento” aliás duas idéias que andam intimamente ligadas. O amor de Deus é muitas vezes comparado ao do marido que se dá sem reservas e que espera em troca um amor incondicional.

4. 27 Vos espalhará entre os povos. Israel é avisado que seriam exilados de sua herança como pena pela idolatria. Cf nota sobre 28.64.


Texto áureo: buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de todo a tua alma. Quando estiveres em angústia e todas coisas te alcançarem, então... te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Portanto o SENHOR, teu Deus, é Deus misericordioso; e não te desamparará.

(Deuteronômio 4: 29:31).

Leia Deuteronômio 4: 29-49.

Embora a cristandade tenha uma responsabilidade muito maior, da mesma forma que Israel, não tem correspondido às expectativas. Desde a época dos apóstolos ele está em declínio. Porém, no meio desta decadência da igreja professa, Deus tem traçado um caminho para o crente que recebe a Sua aprovação: o da obediência individual. Observe que, quando se fala do declínio, o pronome é usado no plural: “vos” (vv. 25,28). Isso é o que é feito como responsabilidade de um grupo de pessoas. Mas, quando se trata do despertamento (vv. 29-31), o pronome é usado no singular: “teu/tua”. Cabe a cada pessoa ouvir esta voz a que é emitida pessoalmente ao individuo. Paulo fala a Timóteo desta forma acerca da desordem dos últimos dias em sua segunda epístola. Ele afirma, em outras palavras, que a cristandade como um todo nisso se transformou, e que Timóteo deveria permanecer nas coisas que aprendeu (2 Timóteo 3:14). Deus trata de avivar a nossa memória com essas coisas. “Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente com vosco e nela confirmados...”, escreve Pedro, (Leia 2 Pedro 1:12-13;3:1-2.) Não fiquemos surpresos ao encontrar abundantes repetições na Bíblia. Em Deuteronômio depararemos com muitas, começando com apropria lei, repetida no capítulo 5 e que justifica o nome deste livro (Deuteronômio = a segunda lei).

COMENTÁRIOS

11

Nenhum comentário: