sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 9

3.18 Vos ordenei. Refere-se particularmente às duas tribos e meia que já haviam recebido sua herança. Tinham de cumprir sua responsabilidade na conquista de Canaã, cf. 33.21.

3.20 Descanso. Uma das principais bênçãos que Israel desfrutaria em Canaã. Esse descanso foi experimentado durante o reinado de Salomão (1 Rs 5.4), mas um mais rico cumprimento dessa promessa será desfrutar em Jesus Cristo (Ma 11.28; Hb 4.0-11).

3.24 Que deus há nos céus. Isso não indica qualquer crença na existência real de deuses falsos. * N. Hom. Encorajamento divino: 1) Necessidade de encorajamento para o conflito.(1); 2) Base do encorajamento: A promessa de Deus (2ª,18), e o fato da fidelidade passada de Deus (2b, 21). Cf 20.4.


Texto áureo: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quais quer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade Santa, que estão escritas neste livro

( Apocalipse 22:18-19).

Leia Deuteronômio 4:1-13.

Um caso solitário de desobediência impediu Moisés de entrar na boa terra prometida pelo Senhor. Ele está, por isso, em posição melhor do que qualquer um para exortar o povo a obedecer aos mandamentos do Senhor,” para que entreis, e possuais a terá”, diz ele (v.1). É como se ele lhes estivesse dizendo: “Não deixem que o aconteceu comigo aconteça com vocês também; ouçam e cumpram os mandamentos do Senhor devidamente!”. “ Porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”, insiste o homem de Deus (v6). Ao obedecer a vontade de Deus, colocamos a nossa de lado e damos lugar à sabedoria que é do alto e que substitui a nossa própria (Tiago 3:17). Portanto, guardar a Palavra significa também guardar “bem a tua alma” (v.9).

A autoridade desta Palavra divina é confirmada. Moisés lembra as circunstâncias e a solenidade sob as quais ela foi comunicada.

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela” (v.2). Muitas pessoas que se autodenominam cristãs acrescentam à

Escrituras tradições, superstições e pontos de vista humanos. Outras arrancam paginas que lhes incomodam ou que lhe são incompreensíveis. Ambas são igualmente culpadas (veja Apocalipse 22: 18,19).

COMENTÁRIOS

Cap 4 Moisés encerra seu primeiro discurso com uma exortação à obediência (1-40); é feita uma observação sobre a separação das três cidades de refúgio (41-43); depois vem a introdução do segundo discurso de Moisés (44-49).

4.1,2 Estatutos... juízos... mandamentos. Essas palavras, bem como testemunhos (45), descrevem a lei em seus vários aspectos. Veja a nota de 26.16-19.

4.1 Para que vivais. Apalavra de Deus é o “pão da vida” e Suas palavras apontam o caminho da vida eterna, c f 8.3; Mt 19.17; Jo 6.63.

9

Nenhum comentário: