sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 63

Texto áureo: Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo
(2 Coríntios 5:17).

Leia Deuteronômios 33:1-12.

Prestes a deixar o povo, o homem de Deus abre seu coração. Não é momento para mais exortação; agora ele está deixando seus amados definitivamente, e sua última mensagem é de bênção (Lucas 24:50). Moisés é um genuíno representante de Deus que “ama os povos” e traz todos os santos em “sua mão” (v.3) – uma declaração consumada pela promessa do Senhor Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu O Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28:29).
Comparando essa bênção de Moisés com a de Jacó em Gênesis 49, encontramos algumas diferenças cheias de instruções para nós. De acordo com o próprio pai, Levi “fidedigno” e o encarregou do santuário. Benjamim é chamado de “lobo que despedaça” (Gênesis 49:27). Pela graça, tornou-se “o amado do Senhor”, e esse “lobo” ocupará a posição a posição de cordeiro protegido pelo Senhor (v. 12; Lucas 15:5). O Evangelho produz completa transformação naqueles que o recebem. Essa foi a experiência de Saulo de Tarso, que pertencia a tribo de Benjamim e, de feroz perseguidor, passou a fiel testemunha e servo do Senhor (1 Timóteo 1:12-13).

COMENTARIO

Cap 33 Registra a bênção final de Moisés. Consiste em uma introdução (1-2), um pronunciamento de bênção (6-25), e uma conclusão (26-29). A benção é um discurso profético de oração e louvor, em forma poética, na qual Moisés declara o favor divino concedido individualmente às tri-bos.
33.2 Alvoreceu. A entrega da lei é comparada à glória do alvorecer ver-melho dos montes ocidentais da península do Sinai. Miríades de santos. A referência provável é aos anjos.
33.6-25 Os filhos das duas esposas, Lia e Raquel, são mencionados primeiro; depois os filhos das servas. A tribo de Simeão é omitida nas bênçãos separadas. Jacó entrar em Canaã, essa tribo foi gradualmente absorvida pela de Judá. Já que os filhos de José desfrutavam dos pel-nos direitos de uma tribo para cada um, o número das tribos mencionadas nas bênçãos continua sendo doze.
33.6 Rúben. Por causa do pecado de Rúben, sua tribo perdeu a posição de liderança (Gn 49.4). Preferiu ficar no lado oriental do Jordão. Assim isolada da maioria, corria mais perigo de extinguir-se.
63

Nenhum comentário: