sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 19

traste também com a comida no Egito (Números 11) e as delicias e abundantes frutas da terra de Canaã que proporcionavam força, alegria, saúde e graça, algo que traz à lembrança o fruto do Espírito apresentado em Gálatas 5:22-23!

COMENTÁRIOS

Cap 8 Moisés exorta o povo a obedecer e a lembrar-se dos benefícios de Deus (1-6). Apresenta a possibilidade de prosperidade (7-10) e adverte contra o perigo de esquecer-se de Deus (11-20).
8.3 Ele te humilhou. A humilhação constitui primeiramente de privação, e então da provisão do maná. O maná obrigou Israel a reconhecer que dependia de Deus, a fonte última da vida. Não só de pão vivera o homem. Essas palavras foram citadas por Jesus em Sua tentação. A verdadeira vida não é fruto do bem,-estar material, mas sim da Palavra de Deus, cf 32.46,47. Tudo o que procede da boca do Senhor. Moisés, provavelmente, se referia em particular à revelação de Deus que ele mesmo transmitira ao povo. É importante notar que a mais poderosa arma espiritual, da qual Jesus lançou mão para derrotar as tentações de Satanás, foi a própria Palavra de Deus. Os três tipos de tentação, dos quais Satanás lançou mão pra desviar Jesus da sua obra de salvação, descrevem-se em Mt 4.1-11; as três respostas finais e inabaláveis, que Jesus deu, foram todas tiradas deste discurso de Moisés, e se registram em Dt 6.13; 6.16 e aqui neste versículo Jesus reconheceu que as palavras que citou são a plena revelação da vontade de Seu Pai, que são a verdade eterna e inabalável, e, citadas com a plena compreensão do seu sentido, com fé inabalável, e com autoridade, são eficazes para enfrentar as forças infernais que desejam estragar o plano divino de restaurar os homens à plenitude da comunhão com Deus. “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu” Sl 119.89.
8.5Te disciplina o Senhor. Deus é um pai e Sua disciplina tem o propósito de reformar e instruir. Cf 32.6; Hb 12.5-11.
8.9 Ferro...cobre. Veios de cobre e ferro existem no substrato de areia calcária da Palestina. Minas antigas foram descobertas ao sul do mar Morto. * N. Hom. Perigos da prosperidade. Pode levar a: 1) Esquecimento (11ª); 2) Desobediência (11b); 3) Auto-indulgência (12,13); 4) Orgulho (14ª); 5) Segurança carnal (17); (pode ser usado em conexão com a última N.Hom., no fim do cap 6). * N. Hom. Devemos obedecer a Deus: 1) Por causa de Suas misericórdias passadas (15); 2) Em vista do fato de que dependemos dEle diariamente (18); 3) tendo em vista nosso futuro bem-estar (19).

Texto áureo: ... segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo... para que... sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna
(Tito 3: 5-7).

Leia Deuteronômio 9: 1-17.

19

Nenhum comentário: