sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 5

COMENTÁRIOS

CAP 2 Moisés prossegue em seu retrospecto histórico, abrangendo os acontecimentos desde que Israel partira de Cades até a sua vitória sobre Seom, rei de Hesbom.

2.1 Montanha de Seir. Os montes de Edom, dois quais o mais célebre era Seir, estendiam-se ao sul e ao oriente do Mar Morto.

2.4 Vossos Irmãos .Esaú, cujos descendentes eram os edomitas, era irmão de Jacó, antepassado dos filhos de Israel.

2,7 Ele sabe que andas. O verbo “saber”, heb yãda, tem um sentido muito íntimo e muito ativo. É o conhecimento de perto, é acompanhar com amor um assunto ou uma pessoa, adentrando-se pessoalmente na matéria. A expressão aqui transcrita quer dizer que Deus acompanhou o andar, a viagem dos israelitas, com a revelação dos Seus cuidados, guiado-os, suprindo em suas necessidades, e também disciplinado-os; enfim, foi um verdadeiro Pai para Seu povo, 1,31.

2.9 Moabe. Os moabitas e amonitas (19) descendiam de Ló (Gn 19.37,38). Esses aparentados, juntamente com os edomitas (4), não podiam ser combatidos pelos israelitas, exceto em defesa própria.

2. 10-12 Esses versículos, bem como 20-23, são observações parentéticas sobre a história antiga.

2.13 O ribeiro de Zerede. Assinalava a fronteira entre Edom e Moabe ao norte. Israel se desviou em direção do deserto moabita, aproximando-se assim das fronteiras de Amom, que ficava a leste e a norte de Moabe.


Texto áureo: Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o resíduo da casa de Israel; vós, a quem trouxe nos braços desde o ventre e levei desde a madre

(Isaías 46:3).

Leia Deuteronômio 2:14-25.

A longa peregrinação de Israel pelo deserto foi um justo castigo por causa de sua incredulidade. Havia, contudo, outra razão para a demora da viagem. Uma vez que Israel contava com valentes guerreiros, o povo estava em perigo de atribuir a conquista da terra a seu próprio poder. Portanto, trinta e oito anos foram necessários para geração de homens de guerra morre (v.14). João 5 nos conta a história do paralítico que foi curado por Jesus junto ao tanque chamado Betesda. Também foi na idade de trinta e oito anos que este infeliz havia de reconhecer que não existia nenhuma ajuda humana para ele e teve de admitir: “Senhor, não tenho ninguém...”, e foi então que Jesus o fez andar. Agora os adultos estão mortos e só permaneceram as crianças, de quem o povo dissera: “Por presa serão”; e são justamente elas que entrarão na terra (1.39). Levadas nos braços do senhor, elas são mais poderosas que todos os homens de guerra. Quando o poder do homem acaba, chega o momento de Deus mostrar o Seu poder (32:36). Ele havia preparado vitórias espantosas e diz ao povo: “Levantai-vos, e parti, e passai o ribeiro de Amom... começa a possuí-la e contendes com eles em peleja” (v. 24). O Senhor cuida de tudo mais.

COMENTÁRIOS

5

Nenhum comentário: